Da Redação
Têm início nesta sexta-feira (13) as comemorações de aniversário do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, em Curitiba. A programação especial celebra o primeiro ano de atividades do complexo cultural de Curitiba que exalta a arte paranista do escultor João Turin. A programação coincide também com a Semana Nacional dos Museus.
A principal atração é a inauguração da instalação artística Monumente-se, do artista visual Tom Lisboa. A obra interativa gera ilusão de ótica, transformando o visitante em escultura viva, e permanecerá no acervo do espaço para o público soltar a criatividade. Monumente-se faz com que o espectador consiga manipular, interferir e transformar o objeto em escultura a partir do registro fotográfico. A instalação é um pedestal desconstruído, onde o visitante pode subir, se fotografar e criar a imagem monumentalizada.
A instalação de Tom Lisboa, que ficará no Memorial à disposição de todos os visitantes, também faz parte da programação dedicada à celebração dos museus. No sábado (14), o artista fará uma oficina – para pessoas a partir de 18 anos – para ampliar a experiência proposta na instalação, articulando diálogos memorativos, produção de texto e fotografia.
Mais atrações
Além dessa instalação, acontecerá nesta sexta-feira (13) a oficina para crianças Desvendando o Memorial Paranista. A proposta foi desenvolvida especialmente para comemorar o primeiro ano de funcionamento do Memorial. Os participantes receberão um mapa do espaço, como uma espécie de caça ao tesouro, e serão desafiados a solucionar diversos enigmas, enquanto procuram por obras de arte espalhadas pelo Memorial e pelo Jardim das Esculturas.
Arte em cerâmica
Outra novidade será a Oficina de Introdução às Técnicas de Cerâmica. A professora Amanda Gallego apresentará três técnicas distintas para quem deseja iniciar-se na arte da cerâmica. Serão realizados debates sobre os principais desafios contemporâneos dos museus e uma masterclass com a escultora Lígia Borba.
Haverá também uma programação especial para as famílias. Pais e filhos poderão participar da oficina de colagem com materiais orgânicos, entrando em contato com os elementos da natureza presentes no parque e com eles conceber suas obras de arte.
O Teatro Cleon Jacques terá várias atrações nos fins de semana, como o espetáculo Contos, que mistura música, artes cênicas e contação de história. Na mesma linha da multilinguagem será apresentado o show Outro Samba, de Márcio Juliano. Na apresentação, projeções mapeadas e áudios pré-gravados e sincronizados permitem a participação virtual de diversos artistas.
LEIA TAMBÉM:
- The Ten Tenors estreia turnê brasileira em Curitiba; grupo já dividiu palco com as maiores estrelas da música mundial
- Cantina Baviera chega aos 50 anos sob nova administração, mas com o mesmo charme e clima de taberna medieval
SERVIÇO:
Memorial Paranista
Endereço: Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço
VISITAS PARA GRUPOS ESCOLARES
Data: todas as terças, das 10h às 11h e das 14h às 15h – escolas e grupos institucionais
Vagas: 30 por grupo (inscrições abertas)
Duração: 60 min
OFICINA DE COLAGEM COM MATERIAIS ORGÂNICOS EM FAMÍLIA
28 de maio (sábado)
10h30 às 12h – Grupo de até 4 pessoas por mesa
Vagas: 24 (6 grupos de até 4 pessoas)
Duração: 90 min
Inscrições
OFICINA: COMO LER OBRAS DE ARTE
Data: 28 de maio (sábado), das 14h30 às 16h30
A partir de 16 anos
Vagas: 35
Duração: 120 min
Inscrições
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: