Instalação em comemoração ao primeiro ano do Memorial Paranista transforma visitante em escultura viva

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Nova instalação do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, transforma visitantes em “monumento”. (Foto: Cido Marques)

Têm início nesta sexta-feira (13) as comemorações de aniversário do Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, em Curitiba. A programação especial celebra o primeiro ano de atividades do complexo cultural de Curitiba que exalta a arte paranista do escultor João Turin.  A programação coincide também com a Semana Nacional dos Museus. 

A principal atração é a inauguração da instalação artística Monumente-se, do artista visual Tom Lisboa. A obra interativa gera ilusão de ótica, transformando o visitante em escultura viva, e permanecerá no acervo do espaço para o público soltar a criatividade. Monumente-se faz com que o espectador consiga manipular, interferir e transformar o objeto em escultura a partir do registro fotográfico. A instalação é um pedestal desconstruído, onde o visitante pode subir, se fotografar e criar a imagem monumentalizada.

A instalação de Tom Lisboa, que ficará no Memorial à disposição de todos os visitantes, também faz parte da programação dedicada à celebração dos museus. No sábado (14), o artista fará uma oficina – para pessoas a partir de 18 anos – para ampliar a experiência proposta na instalação, articulando diálogos memorativos, produção de texto e fotografia.

Mais atrações

Além dessa instalação, acontecerá nesta sexta-feira (13) a oficina para crianças Desvendando o Memorial Paranista. A proposta foi desenvolvida especialmente para comemorar o primeiro ano de funcionamento do Memorial. Os participantes receberão um mapa do espaço, como uma espécie de caça ao tesouro, e serão desafiados a solucionar diversos enigmas, enquanto procuram por obras de arte espalhadas pelo Memorial e pelo Jardim das Esculturas.  

Arte em cerâmica

Outra novidade será a Oficina de Introdução às Técnicas de Cerâmica. A professora Amanda Gallego apresentará três técnicas distintas para quem deseja iniciar-se na arte da cerâmica. Serão realizados debates sobre os principais desafios contemporâneos dos museus e uma masterclass com a escultora Lígia Borba. 

Haverá também uma programação especial para as famílias. Pais e filhos poderão participar da oficina de colagem com materiais orgânicos, entrando em contato com os elementos da natureza presentes no parque e com eles conceber suas obras de arte.  

O Teatro Cleon Jacques terá várias atrações nos fins de semana, como o espetáculo Contos, que mistura música, artes cênicas e contação de história. Na mesma linha da multilinguagem será apresentado o show Outro Samba, de Márcio Juliano. Na apresentação, projeções mapeadas e áudios pré-gravados e sincronizados permitem a participação virtual de diversos artistas. 

LEIA TAMBÉM:

SERVIÇO:

Memorial Paranista
Endereço: Rua Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

VISITAS PARA GRUPOS ESCOLARES
Data: todas as terças, das 10h às 11h e das 14h às 15h – escolas e grupos institucionais
Vagas: 30 por grupo (inscrições abertas)
Duração: 60 min

OFICINA DE COLAGEM COM MATERIAIS ORGÂNICOS EM FAMÍLIA
28 de maio (sábado)
10h30 às 12h – Grupo de até 4 pessoas por mesa
Vagas: 24 (6 grupos de até 4 pessoas)
Duração: 90 min
Inscrições 

OFICINA: COMO LER OBRAS DE ARTE
Data: 28 de maio (sábado), das 14h30 às 16h30
A partir de 16 anos
Vagas: 35
Duração: 120 min
Inscrições 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.