Da Redação
Após o acidente em Capitólio (MG) ocorrido no último sábado (08) que causou a morte de 10 pessoas, aumentou a atenção sobre a segurança dos locais que oferecem passeios semelhantes. No Paraná, alguns parques estaduais possuem estruturas geológicas e são abertos à visitação. Alguns exemplos se concentram na região dos Campos Gerais, como o Parque Estadual do Guarteláem Tibagi; e o Parque Estadual Vilha Velha, em Ponta Grossa.
De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), que administra unidades de conservação no Paraná, no Guartelá, que possui cânions, é proibido o acesso das pessoas na parte mais baixa, que oferece mais riscos para os visitantes; e em Vila Velha também ocorre o monitoramento constante realizado pelas equipes da concessionária Soul Parques, que ganhou a concessão para administrar o parque.
“Além disso, o IAT também toma o cuidado de tomar providências de fechar a visitação em áreas que oferecem riscos, a exemplo do Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca. Ele está fechado devido a um desastre natural que prejudicou a trilha”, diz a nota encaminhada ao Portal pelo órgão.
LEIA TAMBÉM:
- Prefeitura de Guaratuba decreta estado de calamidade pública por problemas na travessia do ferry-boat
- Onda de calor da América do Sul será menos intensa no Paraná, diz Simepar
Sobre os locais administrados pelos municípios e pela iniciativa privada e com investimentos em locais com estruturas de riscos geológico, o IAT informa que o empreendedor tem que apresentar as condições de prevenção e segurança no licenciamento da atividade.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: