O Instituto Buko Kaesemodel (IBK) completa 17 anos de dedicação à causa social. Fundado em 2007, o Instituto nasceu do desejo de seu idealizador, o empresário Orlando Kaesemodel Filho (Buko), de fazer a diferença nas comunidades mais necessitadas. Desde então, tem sido essencial no auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade. “Desde sempre, Buko tem um lado social dentro dele. Aquela vontade de ajudar ao próximo”, compartilha Rafaela Kaesemodel, vice-presidente do IBK. “Começamos a traçar juntos algumas ações sociais em vilas da periferia, ajudando em contraturnos. Foi quando, em 2014, decidimos levantar a bandeira do Programa Eu Digo X, dedicado a acolher pessoas e famílias com a Síndrome do X Frágil”, relembra.
Ao lado de Sabrina Muggiati, idealizadora do Programa Eu Digo X, o Instituto concentrou esforços para proporcionar apoio e assistência a essas famílias. “Como sentimos na pele e passamos por esta situação na família, temos na nossa essência o poder de tentar amenizar as dores e dificuldades dessas famílias todas”, ressalta Sabrina. Durante esses 17 anos, o IBK alcançou diversas conquistas significativas, desde parcerias estratégicas até ações que impactam diretamente a vida das pessoas. “Quase todas as nossas ações são conquistas muito suadas para o Instituto e equipe, pois muitas vezes dependemos de terceiros para realizá-las”, enfatiza Rafaela.
Entre as realizações mais marcantes, destacam-se: a finalização do Projeto com todos os braços e focos bem definidos; a conquista de parceiros que agregam ao Instituto; o apoio do cantor Daniel como padrinho; a colaboração da PUCPR em pesquisa e como instituição parceira; a parceria com o Laboratório DB nas realizações de exames; parceria com o UniCuritiba no acompanhamento psicológico de mães e mulheres com a pré-mutação da Síndrome do X Frágil; se tornar referência no diagnóstico e divulgação sobre a SXF e a instituição que representa o Brasil nas ações de conscientização do Dia Mundial da Síndrome do X Frágil, comemorada em 22 de julho.
E agora, o IBK celebra mais uma conquista: a inauguração de sua própria sede, localizada na Rua Fernando Simas, 172. “A nova sede tem um grande significado. É uma conquista que demonstra nosso crescimento, solidez e, principalmente, nossa capacidade de receber pessoas, parceiros e fornecedores de maneira acolhedora”, comenta Rafaela. Com a nova sede, o Instituto pretende alcançar metas ambiciosas, como a independência financeira, o aumento da produção de artigos, a realização de pesquisas com parceiros renomados e a consolidação como fonte de referência sobre o X Frágil no Brasil e mais reconhecimento.
“Não foram anos fáceis, enfrentamos muitos obstáculos, mas com muita luta e espírito de conquista, superamos cada desafio”, conclui Rafaela. “Hoje, somos uma referência em X Frágil e isso é uma das principais conquistas desses 17 anos”, finaliza. O Instituto Buko Kaesemodel continua sua jornada, guiado pelo compromisso de fazer a diferença na vida das pessoas e construir um futuro mais inclusivo e solidário