O Consulado da República da Argentina em Curitiba e o Instituto Cervantes Curitiba inauguram nesta quarta-feira (3), às 18h30, na sede da instituição, uma exposição com 46 desenhos do ilustrador Osvalter Urbinati produzidos para a primeira edição bilíngue ilustrada do clássico argentino “O Gaúcho Martín Fierro”, poema de José Hernández publicado em 1872 e considerado o livro pátrio da Argentina. A exposição traz reproduções de todos os desenhos originais de Osvalter para a tradução do paranaense Ciro Correia França, editada e publicada pela Travessa dos Editores em 2014.
Os desenhos formam uma coleção sequencial e ilustram a abertura de cada um dos 13 cantos do primeiro volume da obra e dos 33 cantos do segundo volume, seguindo a narrativa do épico popular castelhano. Feitos a nanquim sobre papel cartão, as ilustrações trazem o traço marcante de Osvalter com hachuras que criam sombras e efeitos de meio-tom, dando força à história.
A obra do ilustrador foi desenvolvida ao longo da edição do livro de 600 páginas, produzido entre os anos de 2010 e 2013 pela filha do tradutor, a jornalista Isabela França, com edição do jornalista e crítico literário Mario Hélio Gomes.
A abertura terá a presença do cônsul da Argentina em Curitiba, Eduardo Alfredo Leone, e da diretora do Instituto Cervantes no Brasil, Rosa Sanchez-Cascado.
Serviço:
Exposição de ilustrações de “O Gaúcho Martín Fierro”, de Osvalter Urbinati
Instituto Cervantes Curitiba (Rua Ubaldino do Amaral, 927 – Alto da XV)
Abertura: 3 de maio (quarta-feira), às 18h30
Horários: segunda a sexta, das 9h às 17h; sábados, das 9h às 12h
Até o dia 24 de maio.
Entrada franca.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: