IPVA poderá ser pago com cartão de crédito a partir desta quarta-feira no Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Parcelas atrasadas do IPVA 2022 podem ser pagas no cartão de crédito em até 12 vezes (Foto: Ari Dias/AEN)

A partir desta quarta-feira (6), será possível parcelar o IPVA atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito (em relação à falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida) ou o que ainda está pendente, em caso de parcelamento. A medida foi anunciada nesta terça-feira (5) pela
Secretaria da Fazenda do Paraná e pela Receita Estadual.

O contribuinte pode parcelar, por exemplo, todo o valor pendente caso ainda não tiver quitado o boleto todo, ou até mesmo agrupar uma eventual parcela em atraso com as duas futuras para equilibrar sua situação financeira, se houver optado por realizar o pagamento em cinco vezes. 

A medida é válida apenas para o calendário deste ano e possibilita agilizar a quitação do tributo. Para realizar o parcelamento basta verificar as empresas credenciadas pelo site da Secretaria da Fazenda (neste link) e seguir as opções disponíveis.

O contribuinte poderá também realizar o parcelamento inicialmente pela instituição financeira Asteroide Tecnologia e Pagamentos, primeira credenciada pelo estado. Demais empresas interessadas podem fazer o credenciamento pela página de Editais da Secretaria da Fazenda. As empresas têm autonomia para definir as condições comerciais das transações; as bandeiras dos cartões utilizadas; número possível de parcelas; juros aplicáveis e outras taxas a ser cobradas, de acordo com o parcelamento. Ao contribuinte cabe avaliar as condições mais favoráveis para o pagamento do imposto e, caso opte por realizá-lo no cartão de crédito, deve exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos. 

O projeto que permite a opção de pagamento via cartão foi anunciado no ano passado e este primeiro trimestre serviu para adaptação e credenciamento de parceiros. “É mais uma das possibilidades disponibilizadas pelo estado para facilitar a vida do contribuinte e modernizar a gestão do Fisco”, afirma o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

Neste ano os contribuintes paranaenses já puderam parcelar os pagamentos em até cinco vezes, bem como realizar o pagamento da Guia de Recolhimento via Pix em qualquer banco, inclusive nos digitais, não se restringindo aos conveniados com o estado. O sistema de pagamento continuará o mesmo, de forma online, ou seja, os contribuintes não receberão o boleto em casa, nem qualquer outro tipo de correspondência. As guias continuam sendo emitidas pelo portal da Fazenda. A quitação do IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR.

LEIA TAMBÉM:

4ª parcela

Neste mês de abril vence o pagamento da quarta parcela do IPVA para quem solicitou o parcelamento em cinco vezes no começo do ano.

Finais de placa 1 e 2: 18/04 e 17/05  
Finais de placa 3 e 4: 19/04 e 18/05  
Finais de placa 5 e 6: 20/04 e 19/05  
Finais de placa 7 e 8: 22/04 e 20/05  
Finais de placa 9 e 0: 25/04 e 23/05

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.