Jardim de inverno com apenas nove metros quadrados é um dos destaques da Casa Cor Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
img 5616 2
O Jardim de Inverno da Casa Cor Paraná se destaca pelo aconchego, aproveitamento de espaço e integração com a natureza. Ao fundo, o jardim vertical do ambiente junto à lareira. (Foto: Kelly Knelves)

Um jardim de inverno compacto, com apenas nove metros quadrados, se destaca entre os ambientes da Casa Cor Paraná por ser uma opção de aproveitamento de espaço reduzido, principalmente em cidades frias como Curitiba.

Com a proposta de ser uma ‘estufa’, os jardins de inverno necessitam de um bom projeto que una iluminação e ventilação, tornando o ambiente aconchegante e atrativo, integrado à natureza.

No espaço, planejado pela arquiteta Jaqueline Siebert, é possível conferir peças da Modalle Móveis, fabricante de mobiliário de luxo outdoor, que foram destaque no 62º Salone del Mobile em Milão e na ICFF 2024, em Nova York. Na ocasião, a marca já foi premiada por seu mobiliário de design autoral que une brasilidade aos renomados criativos do cenário nacional e internacional.

“Temos uma união de elementos naturais, como a biofilia, uso de materiais naturais na elaboração do jardim vertical, ampliando o contato com a natureza num espaço indoor. Afinal, em Curitiba, jardins de inverno precisam ser fechados para o melhor aproveitamento do clima da cidade. E também de elementos tecnológicos, como o controle da iluminação por aplicativo e a irrigação automatizada e peças de mobiliário vindas de Nova York e do Salão de Milão”, diz Siebert.

Destaques do Jardim de Inverno

O espaço é integrado com a natureza pelo jardim vertical criado por July Dallagrana, diretora de projetos da Agrourb, e mescla paisagismo e biofilia (conexão entre os seres humanos e a natureza). “Para pequenos espaços e ambientes corporativos, temos estratégias como o jardim vertical. É um produto interessante para se criar um contexto. Mas, tem que ser pensada a questão da vegetação, se será de ambiente externo ou interno, qual o nível de iluminação e principalmente o controle hídrico para que o jardim funcione”, destaca July.

O Jardim de Inverno da Casa Cor conta ainda com iluminação controlada por aplicativo que desenvolve projetos de energia sustentável. “Nossos pisos e iluminações oferecem uma automação sem obras, instalada de maneira fácil e flexível, sem necessidade de quebra do piso, que pode ser instalado em casas prontas e em construção. E é sustentável, pois não precisa de cabeamento, nem de hub ou quadros elétricos”, explica Euclides Ciruelos, CEO da Smartly Automação.

No mobiliário planejado, cada elemento foi escolhido para harmonizar com o ambiente e tornar a pequena área confortável e funcional. “Um dos materiais destaque deste jardim é a palha natural sextavada. Escolhida por  não apenas isolar termicamente o espaço, mas também adicionar uma camada de autenticidade e conforto visual”, conta Raquel Chiquito, da Premier Stimmo Marcenaria Planejada.

A valorização do design de tecnologia sustentável foi um norte no conceito do ambiente. Entre as peças no local estão a Poltrona Farm, de Ibanez Razzera, com revestimento no tecido sustentável que possui selo de rastreabilidade internacional e remete à textura delicada do tricô, o Knit é feito de polímeros de plásticos extraídos dos oceanos de todo o mundo. 

Outro highlight de Milão e Nova York presentes no espaço são os pendentes Sema, de Newton Lima. O ambiente conta ainda com a mesa lateral Apo, de Marca Manente e obra de arte assinada por Marcos Fajardo para a Modalle Art Gallery – MAG, divisão de arte da marca. A peça esteve exposta nos pavilhões de design do Salone del Mobile, no sofisticado estande da Modalle em Milão.

Serviço

Casa Cor Paraná 2024

Ambiente: Jardim de Inverno da arquiteta Jaqueline Siebert

Data: Até o dia 28 de julhoLocal: Rua Bispo Dom José, 2222 – Batel, Curitiba/PR

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.