A jornalista e mixologista Néli Pereira lança neste sábado (21), em Curitiba, o livro “Da Botica ao Boteco – Plantas, garrafadas e a coquetelaria brasileira”no Festival Tutano que ocorre neste fim de semana no Museu Oscar Niemeyer. Também pesquisadora de brasilidades, Néli Pereira, que é curitibana, ficou conhecida em todo o Brasil por seu trabalho à frente do Espaço Zebra, em São Paulo. Sua palestra no evento acontece logo mais às 15h30. A sessão de autógrafos do livro ocorre logo após.
Com escrita leve e bem-humorada, Néli nos convida a imergir na pesquisa pioneira que vem desenvolvendo há uma década focando em ingredientes e técnicas típicos brasileiras.Seus estudos investigaram as nuances de sabor de ervas, cascas, raízes, frutas e plantas para que pudessem ser empregadas no preparo de coquetéis que surpreendem o paladar. “Além de todo o significado cultural desses ingredientes, quero saber que sabor tem a cataia, a catuaba, a carqueja, o mastruz ou a jurubeba. Você saberia me dizer?”, questiona a autora.
Ao propor o uso de botânicos brasileiros tradicionalmente utilizados para fins medicinais no preparo de coquetéis, Néli diz ter como objetivo ressignificá-los para que, ao serem atribuídos a mais de um fim, sejam valorizados em todo seu potencial. “É preciso reconhecer uma cultura para defendê-la”, afirma.
Antes de se dedicar à mixologia, Néli Pereira atuou em veículos de imprensa nacionais e internacionais, como a BandNews e a BBC de Londres. Mestre em Estudos Culturais Latino-Americanos pela University of London, é pesquisadora de brasilidades e estudiosa da identidade cultural brasileira em diversas áreas — inclusive na coquetelaria. Como mixologista, ganhou destaque por conta do trabalho à frente de seu Espaço Zebra, uma mistura de bar e galeria de arte na região central de São Paulo.
Serviço
Lançamento do livro Da Botica ao Boteco, de Néli Pereira
Dia: Sábado, 21 de Outubro
Horário: às 15h30 apresentação seguida de sessão de autógrafos
Local: Festival Tutano, no Museu Oscar Niemeyer