Da Redação
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) passará a ser presidida pela jornalista paranaense Katia Brembatti a partir de agosto. Atual vice-presidente na gestão 2022-2023, ela assumirá no lugar de Natália Mazotte, que anunciou seu desligamento da diretoria da entidade em razão de um convite profissional. A transmissão do cargo se dará no final do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, no próximo mês, em São Paulo. A futura presidente da Abraji está na lista das jornalistas mais premiadas do Brasil, com reconhecimentos nacionais e internacionais.
Katia Brembatti é jornalista com 21 anos de experiência. Atua na cobertura de política, meio ambiente, infraestrutura e Judiciário. Com a série Diários Secretos da Gazeta do Povo e Rede Paranaense de Comunicação (RPC), que desvendou o esquema de desvio de dinheiro dos cofres da Assembleia Legislativa do Paraná, em 2010, juntamente com três colegas, recebeu o Prêmio Esso, além do Embratel Tim Lopes, o Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo (Ipys) de melhor reportagem da América Latina e o Global Shining Light Award, de melhor reportagem em país em desenvolvimento, concedido pela Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês). É editora no Estadão Verifica e leciona Jornalismo na Universidade Positivo.
Com atuação na área de cobertura ambiental e também do Judiciário, venceu o prêmio da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) e o da Fundação SOS Mata Atlântica, além de ministrar cursos de Jornalismo de Dados e de treinamento para a aplicação da Lei de Acesso a Informações (LAI).
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: