Juarez Machado participa do lançamento do catálogo da exposição comemorativa aos seus 80 anos no MON

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Juarez Machado participa do lançamento do catálogo da exposição comemorativa aos seus 80 anos no MON
A exposição “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”.(Fotos: Guilherme Massuda Marinelli/Divulgação)

O pintor Juarez Machado esteve em Curitiba nesta quinta-feira (15) especialmente para participar do lançamento do catálogo da exposição “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”, no Museu Oscar Niemeyer. O mais completo panorama já feito sobre sua vida e obra, a mostra comemorativa aos seus 80 anos de idade termina neste domingo (18).

Juarez participou do evento privado de lançamento do catálogo da exposição ao lado de patrocinadores e de um grupo restrito de convidados e os pintores João Osório Brzezinski e Fernando Velloso – contemporâneos da fase curitibana do artista, nos anos 1960. O catálogo traz o registro fotográfico completo da exposição, que tem mais de 50 telas, 15 esculturas, instalações e objetos.

Juarez Machado com o casal Larissa e Tobias de Macedo (na foto à esquerda) e Sérgio e Carla Seleme (à esq.), Silvia Araki e Ricardo Alexandre da Silva.

O catálogo tem textos da diretora-presidente do MON, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, do curador da exposição, Edson Busch Machado (irmão de Juarez), da marchande e idealizadora da mostra, Liliana Cabral e do professor e crítico de arte Fernando Bini.

A exposição

Criada em comemoração aos 80 anos de Juarez Machado, celebrados em 2021, a mostra reúne mais de 170 itens e abrange desde o início da carreira do pintor, que nasceu em Joinville (SC) e viveu em Curitiba nos anos 1960 antes de se mudar para o Rio de Janeiro e, posteriormente, para Paris.

Na foto à esquerda: Marise Von der Osten, Liliana Cabral e Ana Feldmann (da esq. para a dir.) e Juarez Machado com sua marchande Liliana Cabral (1ª às esq.), e o casal Nilsa e Luís Larocca.

Estão presentes os temas e elementos mais representativos da obra de Juarez – das bicicletas às mulheres, passando por referências biográficas e pela crítica social e política. A exposição foi inaugurada em junho deste ano na Sala 3 do MON.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.