Foi realizada nesta sexta-feira (26) a posse da nova diretoria da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR) para o biênio 2024/2025. O novo presidente é Marcel Ferreira dos Santos, que liderou a chapa “Combatividade, Coragem e União”. A eleição ocorreu em dezembro. A solenidade de posse aconteceu às 10 horas, no auditório da entidade, à Rua Alberto Folloni, 541, em Curitiba. Também foram empossados os vice-presidentes e os membros do conselho fiscal.
Marcel Ferreira dos Santos atualmente é juiz de direito substituto na 6ª Seção Judiciária de Maringá, com atribuições na 2ª e 3ª Varas Cíveis. Ele disse que uma de suas prioridades na função é intensificar o processo de fortalecimento e democratização da entidade, de modo a estimular a participação de magistrados da ativa e aposentados na construção de propostas e críticas. “A nossa entidade representa um patrimônio histórico e cultural pertencente à magistratura paranaense e, por isso, deve ser conduzida com muito cuidado, responsabilidade, ética e dedicação”, ressaltou.
No plano de direitos, prerrogativas e valorização da magistratura, Santos lembrou da necessidade de conferir apoio direto e imediato, inclusive presencial, aos associados, além da oportunidade de defesa técnica. “Também a defesa efetiva e intransigente da independência funcional e das demais prerrogativas da magistratura, com a adoção das medidas porventura necessárias para assegurar o seu respeito”, defendeu.
Fundada em 11 de agosto de 1957, a AMAPAR representa mais de 1,2 mil magistrados e magistradas da ativa e aposentados do Paraná.