Júlia da Costa, curta-metragem sobre vida e obra da poetisa paranaense, tem apresentações até outubro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Trailer do curta-metragem produzido para homenagear a primeira poetisa paranaense. (Reprodução Youtube).

Com roteiro escrito por Wander Barbieri, o curta-metragem Júlia da Costa exibe em 18 minutos a vida e a obra da primeira poetisa paranaense que viveu entre 1844 e 1911.  Dão vida a esta personagem as atrizes Raquel Rizzo, que interpreta a fase adulta de Júlia da Costa, e Laís Cristina, que atua na fase jovem da poetisa.

O drama biográfico começa com com Júlia, aos 66 anos, imersa na criação de um painel em seu ateliê. Contudo, um acontecimento inesperado a conduz ao encontro de um enigmático visitante, desencadeando uma série de memórias há muito adormecidas. Esse encontro oferece uma visão rica e multifacetada das alegrias, tristezas, amores e melancolias que marcaram sua vida. Fragmentos de suas poesias, cartas e artigos de jornais da época tecem o roteiro e transportam para uma época marcante da história literária do estado. Hoje Júlia da Costa é homenageada com nome de rua e de um colégio, em Curitiba.

O filme terá exibições gratuitas até outubro, em diversas sessões pela cidade. Cada sessão é acompanhada por ações de contrapartida social, incluindo pocket shows com poemas musicalizados da poetisa, trechos de um monólogo teatral em sua homenagem, debates, palestras biográficas, rodas de conversa e um envolvente sarau de poesias. Algumas sessões são acessíveis com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, possibilitando que pessoas cegas também possam se conectar à narrativa.

A próxima sessão será nesta terça-feira (05) no Paço Municipal. A programação completa pode ser conferida neste site.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.