A artista Juliane Fuganti é a nova Diretora Geral do Museu de Arte Contemporênea, ela dá sequência à gestão de Carolina Loch, que deixa o cargo para atuar diretamente na implementação do Museu Internacional de Foz do Iguaçu, em parceria com o Centro Pompidou de Paris.Com uma trajetória de mais de 40 anos no campo das artes visuais e na academia, Juliane tem formação em pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, pós-graduação em História da Arte do Século XX e mestrado em Poéticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de mais de quatro décadas como professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde se tornou a primeira diretora do Centro de Artes. Durante sua gestão, implantou o curso de Museologia na instituição e assumiu a primeira coordenação do programa, em 2016. Ela também participou de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior.
Em 1984, ela participou pela primeira vez do Salão Paranaense, evento oficial de artes visuais instituído pelo Governo do Estado do Paraná há mais de 70 anos, promovido pelo MAC. Desde então, Fuganti tornou-se uma presença constante no cotidiano do museu. Anos mais tarde, integrou a diretoria da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea (AAMAC). O acervo do MAC-PR foi, também, um importante objeto de pesquisa em suas atividades acadêmicas. Além da revitalização da sede histórica, Fuganti irá trabalhar no projeto de um novo espaço expositivo do MAC-PR na Fábrica de Ideias, um centro de inovação do Governo do Paraná que será construído no bairro Rebouças, em Curitiba. A nova diretora tem como objetivo entregar esses espaços em sua gestão: “Espero que possamos fazer um bom trabalho e entregar esses espaços tão esperados pela comunidade artística”, conclui.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná, fundado em 1970, possui um acervo de mais de 1.800 obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além do acervo, o museu possui o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, disponível para consulta de pesquisadores e pesquisadoras, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
Serviço:
MAC no MON
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba
Terça a Domingo das 10h às 18h
Venda de ingressos e entrada até 17h30
Sede Adalice Araújo
Localizado no hall de entrada da Secretaria de Estado da Cultura
Rua Ébano Pereira, 240 – Centro – Curitiba
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Sábados, das 9h às 13 horas.