Kika Marder fecha seu bistrô para investir em novo conceito de gastronomia

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Reinaldo Bessa

Chef Kika Marder resgata suas origens culinárias, fecha seu bistrô, lança novos produtos e serviços e, em breve, abrirá uma loja para a venda de seus produtos frescos e congelados. (Foto: Divulgação)

Reinventar-se, mais que uma palavra algo gasta, caiu como uma luva para a badalada chef curitibana Kika Marder. Depois de fechar definitivamente seu movimentado bistrô Sel et Sucre, no Batel, após mais de uma década, ela deu uma guinada na carreira e criou sua marca pessoal, a Kika Marder Gastronomia. Para compensar a interrupção do pequeno restaurante causada pela pandemia, ela investiu nos pratos frescos, embalados à vácuo, e lançou o serviço de take away, com a opção de entrega em casa. “Foi o que me ajudou a manter a minha equipe de cozinha que me acompanha ao longo de todos esses anos”, conta a chef.

Por enquanto, o ponto da Alameda Presidente Taunay permanece porque é lá que os clientes retiram as encomendas até que fique pronta sua nova cozinha, onde passará a trabalhar com sua equipe. O local ainda é segredo. “Estar diariamente na cozinha da minha casa, cozinhar com os meus filhos e compartilhar as minhas receitas domésticas com meus seguidores no Instagram me ajudou a revisitar o passado para planejar o meu futuro. Tem sido uma experiência muito boa, que me aproximou de mim mesma, da minha família, dos meus amigos e dos meus clientes”, diz, entusiasmada.

A nova marca, criada pela agência NQM Comunicação, traduz toda a essência da chef, expressando sua elegância pessoal, sua delicadeza, seu amor pela culinária, seu cuidado com a seleção dos ingredientes, sua criatividade na preparação de novas receitas e seu conhecimento técnico. Um K maiúsculo, com um ramo de alecrim sobreposto, é o símbolo da marca, que ganhou “cores de comida”. A paleta foi inspirada nos ingredientes usados diariamente por Kika, como alho, cebola roxa, berinjela, cereja, vinho, temperos secos – açafrão, cardamomo, curry e outros – e frescos, especialmente o alecrim, o tomilho e o basílico, sempre presentes em suas receitas.

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Os produtos e serviços (atuais e futuros) ganharam uma nomenclatura mais próxima e acolhedora. A linha “Bons Momentos” reúne todos os produtos frescos do cardápio take away, que apresenta sempre uma sugestão nova a cada semana para quem gosta de variar no paladar. A linha “Sem Segredo” apresenta os produtos congelados da chef, que dispensam qualquer elaboração especial em casa. Já a linha “Feito Pra Você” traz o cardápio especial de encomendas de seus pratos mais clássicos, que são montados cuidadosamente nas louças e travessas dos próprios clientes ou em embalagens descartáveis para serem servidos com exclusividade para os comensais.

Quem acompanha a trajetória da chef lembra que, originalmente, o Sel et Sucre abriu as portas para ser uma boutique gastronômica. As pessoas iam lá para comprar os produtos e levar para casa. Nos últimos meses, essa dinâmica mudou e voltou repaginada. “Não foi fácil, mas estamos prontos para continuar em frente e ampliar a nossa presença dentro das casas das pessoas”, explica.

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