Da Redação
A escritora e pintora portuguesa Violante Saramago Matos, filha de José Saramago, esteve em Curitiba nesta quinta-feira (20) para o lançamento do livro “Saramagos – 100 anos de José”, no Graciosa Country Club. O evento contou com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos. Organizada por Érico Vital Brazil e Liana Leão, a obra celebra os 100 anos de Saramago e reúne textos e mensagens de amigos e admiradores do escritor e Prêmio Nobel de Literatura.
Violante, nascida em 1947, em Lisboa, é filha única da artista plástica Ilda Reis e do escritor José Saramago. Em março deste ano, ela lançou em Portugal o livro “De Memórias nos Fazemos”, uma homenagem ao pai. Desde os anos 1980, reside em Funchal, na Ilha da Madeira. É casada com Danilo Matos, com quem tem dois filhos.
A abertura do evento foi feita pelo advogado e escritor Clemerson Merlin Clève, membro da Academia Paranaense de Letras. Ele falou sobre a importância de Saramago na literatura e para a língua portuguesa. Em seguida falou o embaixador português, abordando as comemorações do centenário de nascimento de Saramago no mundo, em Portugal e no Brasil. Luís Faro Ramos elogiou a iniciativa cultural do clube. A última a falar foi Violante, que contou como foi ser filha de Saramago e como ele a educou. “Com poucas palavras e com exemplos”, segundo ela.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: