Livro 100 Anos de Criatividade apresenta recorte histórico da publicidade paranaense

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
O escritor e publicitário Paulo Vítola foi responsável pela redação e organização da obra, que será lançada dia 28 de março. (Foto: Kraw Penas)

A transformação da publicidade paranaense ao longo de um século é o mote do livro “100 Anos de Criatividade – A Propaganda Paranaense 1921-2021”, idealizado pelo publicitário João Pedro Albuquerque. A edição celebra o aniversário de fundação da primeira agência de publicidade no Paraná, apresentando um recorte de 1921 a 2021, com acervo histórico de peças e mais de 50 depoimentos de profissionais que ajudaram a construir essa trajetória. A obra será lançada em 28 de março, das 19 às 22 horas, na Sala Ametista 1 do Radisson Hotel Curitiba.

O projeto foi realizado pelo Instituto JD Rodrigues (Grupo OM) e reuniu um grande time de produção. O plano da obra, redação e organização do texto principal e dos perfis dos profissionais são do escritor e publicitário Paulo Vítola, responsável também pela pesquisa que envolve o período de 1847 ao ano 2000. O jornalista Cícero Lira cuidou do levantamento das principais campanhas de 2000 a 2021.

A obra tem direção geral do designer Zeh Henrique Rodrigues (Brainbox), direção de arte de Paula Aires e pesquisa iconográfica assinada por Eliane Sganzerla. “O Paulo Vítola fez um trabalho fantástico. A gente começa a ler e não vê a hora de chegar ao final. A História da Propaganda do Paraná merece uma obra dessa envergadura”, diz o publicitário José Dionísio Rodrigues, fundador do Grupo OM Marketing & Comunicação

Em “100 Anos de Criatividade”, estão registrados diversos momentos da propaganda, sempre em sintonia com a transformação da economia e da sociedade, contadas pelos pesquisadores e pelos próprios protagonistas. “Procurei mostrar como a propaganda sempre azeitou as engrenagens da vida econômica, social e política paranaense, desde a emancipação até os dias de hoje, por meio da criação de histórias absolutamente encantadoras”, revela Vítola, que também é presidente da Academia Paranaense de Letras (APL).

O livro é o ponto central de uma ampla iniciativa que já conta com uma landing page (https://propr100.com.br/), na qual estão informações como o acervo histórico de peças publicitárias, os 100 Melhores Anúncios, as 100 Melhores Campanhas, os 100 Melhores Spots de Rádio, os 100 Melhores Jingles, os 100 Melhores Filmes e as 100 Melhores Ações em Mídia Digital da propaganda paranaense em cem anos de trabalho. Também serão lançados, futuramente, podcasts e webséries com o tema.

Outras informações e conteúdos podem ser acompanhados no Instagram @propr100. O livro pode ser adquirido no endereço https://palavraria.com.br/prateleira/.

Serviço:
Lançamento de 100 Anos de Criatividade – A Propaganda Paranaense 1921-2021
Local: Radisson Hotel Curitiba – Sala Ametista 1 (Av. Sete de Setembro, 5.190 – Batel)
Data: 28 de março (terça-feira)
Horário: 19h às 22h

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.