Um caricaturista urbano que retrata a arquitetura das cidades em estilo livre. É assim que se define o curitibano Simon Taylor, que no próximo dia 10 de dezembro, um domingo, lança seu quarto livro, “Curitiba Em Traço”. A obra tem 100 páginas ilustradas com paisagens e cenários da capital paranaense, sob a ótica do artista, além de legendas que contam experiências pessoais de Simon com a cidade.
Aos 49 anos, o cartunista já trabalhou nos jornais Folha da Imprensa, Hora H e Jornale, produzindo charges políticas com um estilo bem-humorado. Neste ano, começou a se aventurar na pintura de telas e aquarelas.
Seus livros anteriores, “Meus Cases de Sucesso”, de 2013, uma crítica social às loucuras que as pessoas são capazes de fazer em busca do sucesso comercial; e “Caricaturas da Arquitetura” (2017) e “Caricaturas da Arquitetura II” (2019), ajudaram a moldar seu estilo atual.
Sobretudo a partir de 2013, quando o artista conheceu o movimento Urban Sketchers e passou a estar diariamente nas ruas, desenhando a arquitetura e as pessoas. “Eu reúno meus materiais e vou desenhar. Foi daí que veio minha identificação com a cidade, com as ruas, é impressionante, é uma experiência muito rica”, acrescenta. Simon se identificou tanto com o movimento que criou o grupo Urban Sketchers Curitiba, que reúne artistas que desenham a cidade há quase 9 anos.
Paranista contemporâneo
Admirador do trabalho do cartunista Henfil e dos pintores paranaenses Theodoro De Bona, Alfredo Andersen e do mais icônico deles, Poty Lazzarotto, Simon Taylor é um autodidata. “Sempre fui de observar muito, olhar as pessoas segurando o lápis”, conta.
Simon Taylor explica como é o processo da pintura sobre as telas, uma técnica mista de cor em acrílica. “A pintura é feita com tinta, para não perder o traço. Eu seleciono as telas e desenho sobre elas com caneta e nanquim, para depois colorir com tinta acrílica”, explica o artista, que atualmente se define como um pintor paranista contemporâneo.
A partir do momento que começou a pintar as telas e aquarelas Simon Taylor conheceu o marchand Robson Krieger, da galeria Studio R. Krieger, que passou a representá-lo. “Eu reconheci no Simon um talento nato, de quem expressa com sua não-linearidade de traços a sutileza de grandes nomes da arte paranaense”, afirma Robson.
Com a contracapa escrita por Dante Mendonça, que ocupa a cadeira número 1 da Academia Paranaense de Letras, a obra “Curitiba Em Traço” será lançada no próximo dia 10.12, às 10h, nas Arcadas de São Francisco.
O livro já parte com 600 cópias vendidas, fruto de aquisições feitas pelos patrocinadores do projeto. “Espero que a obra agrade tanto quem mora aqui quanto o turista, ela mexe com a admiração afetiva das pessoas. É isso que espero alcançar com a minha arte, a cidade, o desenho, o humor e a música”, finaliza o artista.
Serviço
Lançamento do livro Curitiba Em Traço
Data: 10 de dezembro
Horário: 10h
Local: Sala Poty Lazzarotto, nas Arcadas de São Francisco
Endereço: Praça João Cândido, número zero
Oferecimento: Arns de Oliveira Advogados Associados, Cia Ambiental, Desjoyaux Piscinas, Studio R. Krieger, Valore Elbrus e Watchtime
Site: www.simontaylor.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/simon3ss/