Livro interativo que proporciona experiência audiovisual e revela espaços afetivos do Paraná é lançado nesta sexta-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Livro interativo que proporciona experiência audiovisual e revela espaços afetivos do Paraná é lançado nesta sexta-feira
Coreo(codes) reúne 27 coreografias/performances que são acessadas por QR Codes. (Foto: Tom Lisboa)

Nesta sexta-feira (01), às 19h, acontece o lançamento do livro interativo Coreo(codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares, escrito pela bailarina Patrícia Machado e pelo fotógrafo Tom Lisboa. Coreo(codes) fala sobre cidades e resgata a sensação de pertencimento ao local em que se habita por meio da subjetividade de seus moradores. O lançamento será na SOMA Galeria.

A história combina depoimentos, fotografias dos lugares e QR Codes que transferem o leitor para uma experiência dançada em cada um dos locais escolhidos. Os autores abordaram os moradores de Assis Chateaubriand, Lapa, Jacarezinho e Prudentópolis, no interior do Paraná, com a ideia de conhecer estes locais por meio da perspectiva de seus habitantes. 

Coreo(codes) reúne 27 coreografias/performances que são acessadas por QR Codes, resultado do registro fotográfico de Tom Lisboa que foi transformado em stop motions. As animações foram compostas, cada uma, por cerca de 300 fotografias editadas e tratadas individualmente. Para assistir as coreografias de Coreo(codes) é preciso apontar a câmera de um celular para o QR Code das páginas do livro. Os stop motions não têm som, mas incluem uma indicação de trilha sonora sugerida tanto por Patrícia, quanto por Tom e por quem realizou a performance. Após o evento o livro será comercializado online.  

A bailarina e coreógrafa conta o quanto foi interessante discutir território, corpo, movimento e modos de pertencer e criar presença nos espaços justamente no período em que lidávamos com as restrições impostas pela pandemia. “Nesses últimos anos fomos sendo obrigados a voltar nosso olhar para os ambientes. A questão corpo-espaço mudou completamente. Ao longo do processo de criação os próprios participantes foram questionando o que entendiam como lugar e o que para eles fazia mais sentido, o que de fato tinha importância. Eles trouxeram para o trabalho lugares como a sala da casa, o colo da vó. A dança serviu como ritual para despedidas e reconhecimento dos espaços”, conta.  

“Uma das belezas do projeto foi o modo como os participantes nos abriram suas vidas e mostraram, em seus corpos, um pouco de sua história e como se relacionam com o lugar onde vivem”, diz Tom.  

SERVIÇO:

Lançamento Livro Coreo(Codes): Movimentos Codificados em Espaços Singulares 

Data: 01 de julho (sexta-feira) 

Horário: 19h – 22h 

Local: Soma Galeria – Av. Sete de Setembro, 5708/Batel 

Entrada Gratuita 

Instagram @coreocodes 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.