Da Redação
O fotógrafo Zig Koch, a jornalista Maria Celeste Correa e o produtor cultural Fábio Ávila lançam nesta terça-feira (29) o livro “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza”, a partir das 19h, no Salão de Eventos do Museu Oscar Niemeyer. Com 208 páginas fartamente ilustradas, a obra chega como o mais completo levantamento das diferentes paisagens do estado, um verdadeiro passeio encadeado pela geografia do Paraná, mostrando as diferentes origens geológicas, características climáticas, entorno populacional e diversidade cultural. “Uma espécie de enciclopédia geográfico-ambiental-cultural, que apresenta os parques e áreas de conservação no contexto de sua localização”, dizem os autores.
A forma escolhida para apresentar o conteúdo e torná-lo de fácil compreensão foi criar uma personagem – uma gralha azul chamada Ybatinga, nome tupi para nuvem – que, ao longo de um sobrevoo desde o litoral até o extremo oeste do estado, vai explicando cada uma das paisagens apresentadas. Com base em muita pesquisa com especialistas em geologia, geografia, história e meio ambiente, o texto escrito por Maria Celeste Correa com base nas pesquisas do geólogo e naturalista Reinhard Maack conta como se formaram as montanhas da Serra do Mar, o primeiro, o segundo e o terceiro planaltos e as demais paisagens dominantes no Paraná. Em complemento, vai falando sobre o clima, a vegetação, as espécies animais e a ocupação humana em cada uma dessas regiões.
Os parques e áreas de preservação – estaduais e federais – ganharam seu próprio capítulo. Assim, ao ler sobre o Parque Estadual Pico Marumbi, por exemplo, o leitor tem a informação sobre a origem da Serra do Mar e como essa região se transformou no que é hoje. Da mesma forma, explica Maria Celeste, ao ver as imagens do Parque de Vila Velha, sabe-se que está olhando para o que já foi o fundo de um oceano. “É uma visita ao passado, vendo a história na sua frente”, diz.
Tamanha riqueza de conteúdo levou os autores a pensar na melhor forma de fazer o livro chegar ao maior número de pessoas possível. Assim, eles decidiram doar 1,6 mil exemplares para as escolas públicas do estado. “É um trabalho feito com muito esforço, um livro muito completo. Pensamos que o efeito multiplicador desse conteúdo seria maior nas escolas”, afirma Zig Koch. Com seu trabalho totalmente vinculado às causas ambientais, Zig espera que o livro venha a mudar comportamentos, que sirva de alerta para que as pessoas ajam de maneira diferente em relação ao meio ambiente.
Apoio ao Hospital Pequeno Príncipe
Além dos exemplares doados às escolas e dos que serão repassados aos patrocinadores do projeto, outra parte da edição – 100 unidades – será destinada ao Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, para uso em campanha de arrecadação de fundos para a instituição.
SERVIÇO:
Lançamento do Livro “Paisagem Paranaense, Cultura e Natureza”
Data: 29 de novembro
Horário: 19h
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Salão de Eventos
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: