Nesta terça-feira (31), das 17h30 às 20h00, acontece o lançamento do Catálogo Seletivo de Documentos para a História Urbana de Curitiba: Família Hauer. A obra compartilha documentos públicos e privados relacionados à história da cidade de Curitiba, a partir do acervo da família Hauer, que participou ativamente do crescimento e desenvolvimento da cidade. O lançamento acontece na Defensoria Pública do Estado do Paraná, prédio da antiga Ferragens Hauer.
Publicado pela editora Factum, a partir do trabalho da historiadora Tatiana Marchette, o catálogo contribui para a preservação da memória urbana de Curitiba, com documentos e informações sobre as edificações icônicas da arquitetura eclética que acompanharam as atividades da família Hauer, incluindo o Castelo José Hauer (atual campus da Uninter), o Palacete Hauer (na Praça Tiradentes) e a Casa Rene Hauer (atual bar Jokers).
“Em cada rua de Curitiba há uma história, ou muitas. Em cada pedra assentada, há o suor de um trabalho, o resultado da luta por um sonho, o projeto de uma vida realizado. Nada do que vemos ao redor nasceu pronto, tudo frutificou daqueles que primeiro acreditaram na construção desta cidade em que hoje vivemos com conforto. Suas marcas, ações e contribuições estão espalhadas por todos os cantos”, diz José Augusto Leal Hauer no prefácio do livro.
Tatiana Dantas Marchette é uma historiadora que se dedica à pesquisa do patrimônio cultural. Com mestrado e doutorado em História pela UFPR, ela é a fundadora e sócia-gerente da Factum Pesquisa Histórica, uma empresa que desempenha papel vital na preservação da história de Curitiba e do Brasil. Ela atuou como chefe da Divisão de Documentação Permanente do Arquivo Público do Estado do Paraná entre 2003 e 2009. Durante esse período, contribuiu significativamente para a instituição, tendo recebido o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo MINC-IPHAN, na Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos.
O evento de lançamento do Catálogo Seletivo de Documentos para a História Urbana de Curitiba: Família Hauer contará com sessão de autógrafos da historiadora Tatiana Marchette e Carlos Hauer Amazonas de Almeida, fornecedor da maior parte do acervo particular descrito no livro.
A entrada é gratuita e o catálogo estará disponível para distribuição no local, também gratuitamente, assim como em bibliotecas e arquivos de entidades públicas e particulares.