Livro reúne 22 autores paranaenses para falar de gestão, liderança e tendências corporativas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
the masters e participantes d livro
O livro foi escrito por 22 autores que escreveram sobre ambidestria, inteligência artificial, governança, carreira, diversidade, inclusão, comunicação e marketing (Foto: Divulgação)

As trocas de informações e experiências da comunidade de networking de Curitiba chamada de ‘The Masters’ vão virar um livro voltado para empreendedores, empresários e gestores de negócios. Ao todo, 22 autores paranaenses, que estudam e trabalham com cenários e tendências do ambiente corporativo, vão compartilhar tendências em gestão e liderança na obra “Entre Drones e Dinossauros”, que terá evento híbrido de pré-lançamento no próximo dia 12 de setembro, com inscrições antecipadas pela Plataforma Sympla neste link.

A comunidade de networking ‘The Masters’ reúne professores, empreendedores, consultores, diretores de empresas e jornalistas. O grupo começou a reunir-se mensalmente após a pandemia de covid-19 para fortalecer vínculos enfraquecidos pelo isolamento. “Numa das conversas, num almoço, percebemos a riqueza dos temas que estavam sendo abordados e entendemos que precisávamos compartilhar aquele conteúdo em um livro. O José Damigo trouxe a provocação dos ‘dinossauros e drones’, fazendo uma alusão às gerações que precisam se entender”, conta o professor José Nascimento, responsável pela coordenação editorial. “Nessa rodada, o nome já estava definido, antes de termos o primeiro parágrafo escrito”, relembra. 

O propósito do livro será o mesmo do grupo: compartilhar conhecimento. “Estudar, provocar, antecipar e desenhar o futuro que ainda não existe. A proposta pode parecer pretensiosa, mas este é o desafio deste projeto, a partir de uma lente com muitos olhares, plural, multifacetada e focada no futuro”, explica o coordenador de marketing do livro, que também é gestor de marketing, professor e palestrante, Alexandre Conte.  

Célia Linsingen, professora e consultora, que produziu um capítulo falando sobre marcas e ESG, destaca que “criar um livro a várias mãos, mentes e corações é uma fonte de aprendizado ímpar. Processo criativo, escolhas, estilos, experiências tudo junto mas muito diverso e misturado. Eu estou adorando”. 

Sobre o título do livro e de seu capítulo, José Damigo Neto, consultor e conselheiro de empresas, conta que “a auto provocação para o termo veio da maneira como lido com muitas gerações dentro de um mesmo ambiente de trabalho. No primeiro momento isso gera um conflito entre as crenças, daquilo que cada uma dessas gerações acredita, mas isso muda ao longo do tempo”. Segundo Damigo, nem a atual e nem as novas gerações têm as respostas definitivas para os problemas das empresas e, a melhor saída é combinar os pontos de vista. 

 Questionado sobre a questão da ambidestria, o consultor destacou que ela tem 4 divisões: Ambidestria de Operações para o Futuro, no Processo Sucessório, na Alocação Inteligente de Recursos e Ambidestria que trata das  questões Geopolíticas e Ambientais.  “Como que eu me preparo para esse novo mundo. Aí entram temas como ESG, externalidade, mutações sociais e responsabilidade sócio ambiental, que precisam estar na mesa das empresas”, ressalta. 

Ainda, sobre o centro do tema, José Damigo explica que ambidestria representa a coragem de, independente de geração, o líder ir prospectar cenários futuros para pensar a empresa no longo prazo, mas tomando medidas emergenciais e estratégicas. 

O professor Luiz Gaziri, autor da Ciência da Felicidade, que escreveu o prefácio de “Enrtre Drones e Dinossauros”, faz uma provocação: “você tem humildade o suficiente para largar suas crenças, aprender e começar uma nova realidade? Ou acredita equivocadamente que mudar suas crenças é um sinal de fraqueza e falta de comprometimento? Esse livro pode ser aquele empurrão que você precisa para ligar o seu estado Beta Perpétuo, encare-o com coragem”.

Ao final de cada capítulo do livro o leitor será brindado por um conteúdo extra, multiplataforma. Um QR Code vai levá-lo para uma entrevista em vídeo ancorada pelos jornalistas de televisão, Simone Hammes e Fernando Parracho. Para quem gosta de áudio o material será disponibilizado em formato de podcast no Spotify (lançamento em 12 de setembro). Os leitores ainda têm uma extensão dessa jornada no site www.themasters.blog e no Instagram @themastersnetworking.

 O livro, que vai ficar com mais de 200 páginas, será dividido em três grandes temas, assim distribuídos:

I – MUNDO NOVO – Empresas, Pessoas e Tendências na Arena da Gestão Ambidestra 

1.         Dinossauros e Drones: famílias empresárias em tempos de governança ambidestra

       José Damigo Neto

2.         Inteligência Artificial (IA) na Gestão Ambidestra: Conectando IA com Negócios

Luiz Pinheiro e Kristian Capelini

3.         I.A., sim, mas I.N. também!

Herivelto Oliveira 

4.         Conexão regenerativa: uma nova abordagem para novos tempos

Helena Merck

5.         Multicarreiras: polivalência que multiplicam valores

Alexandre Conte

6.         O drone de hoje é o dinossauro de ontem

José Manuel Catarino Barbosa 

II – COMPETÊNCIA ESSENCIAL – A missão do Líder Ambidestro e Disruptivo

7.         Estratégias essenciais para o crescimento em Liderança 

Maria Almeida 

8.         Liderança: o encontro entre trabalho, ambidestria e poiesis

Roberta da Trindade

9.         Liderança feminina: mulheres à frente 

Adriana Cordeiro

10.      Líder 7.0 e ambidestro num mundo disruptivo 

José Nascimento 

11.      Inteligência espiritual no mundo do trabalho 

Adeildo Nascimento

III – POSICIONAMENTO DE MARCA – Desafios num Mundo Digital e Ambidestro na Era das IAs

12.      Marca Pessoal: Liderança de dentro pra fora

Dani Amorin e Karla Giacomet

13.      Branding & ESG: a era das marcas de impacto 

Célia Linsingen.

14.      Identidade institucional e a construção de reputação 

Heliberton Cesca

15.      Branding em tempos de marketing digital e inteligências artificiais generativas

Joaquin Fernandez Presas e Patricia Piana Presas 

16.      Gestão de crise – como as inteligências artificiais podem ser usadas para evitar arranhões em sua reputação

Filipi Oliveira

17.      Exposição e sanidade mental: comunicação saudável no mundo da extimidade

Thays Beleze

18.      Mindset de vendas: fácil entender, difícil de praticar. Será?

Aline Marty 

19.      Viva o presente e construa o futuro

Jorge Luis Prado

Serviço:

Para saber mais sobre o The Masters, visite o site www.themasters.blog

No Instagram a comunidade está no @themastersnetworking

Inscrições para o pré-lançamento do livro “Entre Drones e Dinossauros” pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/ambidestria-inovacao-acelerada-gestao-estrategica/2121885 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.