No mês que marca o nascimento da Hans Christian Andersen (2/4/1805), autor de clássicos como “A Pequena Sereia”, “O Patinho Feio” e “Soldadinho de Chumbo”, o Grupo MiniPreço está disponibilizando milhares de títulos de literatura infantil a partir de R$ 9,90 em todas as unidades da rede, com o objetivo de estimular a leitura nas crianças.
Lembrando ainda o Dia Nacional do Livro Infantil, em 18 de abril, e o Dia Mundial do Livro, em 23 de abril, a empresa também está lançando um concurso cultural que vai presentear dois vencedores, cada um com um kit com 30 livros para montar uma biblioteca infantil em casa.
Para participar do concurso, que vai de 18 a 24 de abril (até as 14 horas), é necessário seguir o MiniPreço no Instagram (@miniprecobr) e responder a pergunta: Qual livro infantil marcou a sua infância e por quê? A ação é válida para Curitiba e Região Metropolitana, no Paraná, e para a Grande Vitória e Linhares, no Espírito do Santo, onde a rede tem lojas.
A apuração acontece até às 20 horas do dia 24, nos stories do perfil do Instagram do MiniPreço. Os autores das frases mais criativas entre os paranaenses e entre os capixabas vão ganhar um kit cada – os vencedores irão até uma loja da rede e poderão escolher 30 títulos infantis diferentes.
Importância do livro infantil
De acordo com a psicopedagoga infantil Sabrina Gelhorn, uma leitura adequada traz uma série de benefícios para as crianças, como auxiliar na inteligência emocional, uma vez que elas percebem como outras pessoas pensam e se sentem nas histórias, proporcionar vínculo afetivo e estimular a coordenação visomotora (habilidade que utiliza sistemas relacionados ao desenvolvimento psicomotor) e a criatividade.
“Ao ouvir uma história a criança não só escuta, mas imagina a cena, cria conexões com o que tem de repertório e busca entender o que não conhece”, explica a especialista. A psicóloga Natali Gelhorn Teixeira complementa, trazendo outras vantagens da leitura desde cedo na vida dos pequenos. “Eles se identificam com situações e dificuldades que enfrentam e conseguem internalizar o que percebem de aprendizados da história. Nesse sentido, a leitura é uma ótima forma de fazer com que a criança modifique comportamentos inadequados ou possa falar de sentimentos ou situações vividas”, afirma.
As especialistas são unânimes ao afirmar que a leitura é indispensável para todas idades, mas os pais ou responsáveis precisam estar atentos para que seja, de fato, uma leitura adequada, uma vez que para os pequenos leitores ou ouvintes, o mundo real e o imaginário andam lado a lado.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: