Da Redação
Nesta sexta-feira (22), é comemorado o Dia Mundial da Conscientização da Síndrome do X Frágil. Vários pontos turísticos, monumentos e empreendimentos de Curitiba, que aderiram à campanha mundial World Fragile X Day, serão iluminados de azul. No Brasil, a campanha é representada pelo Instituto Buko Kaesemodel, idealizador do Programa Eu Digo X.
Além da iluminação, alguns estabelecimentos de Curitiba vão contribuir com os exames de diagnóstico da síndrome. O Madero Steak House destinará ao Programa Eu Digo X 100% das vendas das porções de coxinha para a realização dos exames. Já a padaria artesanal Brød Bakery criou dois produtos especiais para a ação: o Blue Moon (tartelete azul) e o Donuts Blue e reverterá 75% do valor destes itens para os exames. “Esperamos que os doces tingidos na cor azul tragam a visibilidade merecida à causa”, afirma Ricardo Zilz, sócio-fundador da padaria.
O valor arrecadado pelos estabelecimentos vai contribuir para agilizar os exames que estão em lista de espera do Programa Eu Digo X. “Além destes em espera temos uma estimativa para a realização de mais de três mil exames. Apoios como estes nos motiva na continuidade do trabalho que realizamos junto as famílias de todo o Brasil que necessitam de apoio e principalmente de ajuda na realização de exames de diagnóstico”, afirma Sabrina Muggiati, idealizadora do programa, que auxilia no diagnóstico da Síndrome do X Frágil em parceria com o laboratório DB.
“Caso a família não possa arcar com o custo, o Instituto Buko Kaesemodel ajuda com a realização do mesmo. Vale salientar, que esse exame é realizado pelos Planos de Saúde, e atualmente o custo pode variar entre R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00 – conforme a região do país. Já via Instituto, com a parceria com o laboratório DB o custo é fixo em R$310,00, independente do estado”, explica Sabrina.
SERVIÇO:
Brød Bakery @broadbakerycuritiba
Rua Pe. Ladislau Kula, 800
Madero Steak House
Restaurantes: www.madero.com.br
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