Mais de 35 mil carteiras de habilitação esperam pelos donos no Paraná; metade em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Mais de 35 mil Carteiras Nacionais de Habilitação estão esperando ser retiradas pelos condutores. (Foto: Arquivo/Detran)

Cerca de 35 mil carteiras de habilitação estão à espera dos donos nas Ciretrans de todo o Paraná aguardando para ser retiradas. Para fazer a retirada, basta que a pessoa compareça diretamente na Ciretran do município, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento de horário. É necessário apresentar um documento original com foto, inclusive a CNH antiga.

A Carteira Nacional de Habilitação que é enviada ao endereço do requerente e que os Correios não conseguem entregar após três tentativas fica armazenada na agência por 20 dias. Logo após, ela é devolvida ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).

A primeira habilitação, assim como os demais processos do Detran, como renovação da CNH, pedidos de 2ª via, alteração de dados na carteira e mudança de categoria, gera um documento e um código postal de rastreio. Elas são então entregues pelos Correios ao endereço cadastrado no sistema. As tentativas frustradas se dão pela ausência do responsável no endereço informado no momento da entrega ou pelo endereço incorreto no sistema.

“Com a chegada das festas de fim de ano, é importante que o cidadão esteja em dia com sua documentação para evitar contratempos. Em que pese hoje exista o documento digital disponível, ele não substitui totalmente o documento físico. Em algumas situações ainda é necessário a apresentação do documento impresso, e este é o documento de identificação válido em todo território nacional”, lembra o diretor-geral do Detran, Wagner Mesquita.

Para retirar é só comparecer na Ciretran da cidade, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, sem a necessidade de agendar horário. (Foto: Alan Marba/Detran)

Além disso, para que seja possível a utilização da CNH digital, é necessário o QR Code presente na versão impressa. Se a CNH foi emitida antes de maio de 2017, o porte do documento impresso ainda é necessário para fins de fiscalização.

Circular sem os documentos de porte obrigatório é uma infração leve, prevista no Art. 232 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que resulta em multa no valor de R$ 88,38, retenção do veículo e três pontos na carteira.

LEIA TAMBÉM:

Curitiba na frente

As cidades com mais casos de CNH não retiradas são Curitiba (15 mil), Londrina (2.150), São José dos Pinhais (1.500), Foz do Iguaçu (1.350), Cascavel (1.200), Maringá (1.200), Ponta Grossa (1.000), Guarapuava (500), Colombo (450), Campo Largo (450), Campo Mourão (400), Paranaguá (400) e Araucária (300).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.