Da Redação
O obelisco de 44 metros de altura da Praça 19 de Dezembro, no Centro de Curitiba, conhecida como Praça do Homem Nu, ganhou iluminação com tecnologia LED, com lâmpadas que mudam de cores. Desde a noite desta terça-feira (8), novas luminárias mais modernas, eficazes e econômicas dão destaque à estrutura construída em concreto armado e coberta com pedras, marco do centenário da emancipação do Paraná. O lançamento da nova iluminação integra o calendário das comemorações pelos 329 anos de Curitiba.
Foram instalados quatro novos projetores de 240 watts, com tecnologia LED RGB, que promovem uma iluminação potente e colorida. A praça, agora, se une a outros locais da cidade que podem ter a cor da iluminação trocada para campanhas de conscientização social, como o Outubro Rosa. Nesta semana, por exemplo, o obelisco ficará iluminado na cor lilás em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na terça-feira (8).
Os projetores foram instalados em nichos de concreto no piso, com grades de ferro para evitar a instalação de poste ou elemento que interfira visualmente na paisagem da praça. “Com a iluminação do obelisco completamos o novo sistema de iluminação cênica da praça, que em julho no ano passado já havia recebido o sistema luminotécnico especial para destacar os outros elementos arquitetônicos”, diz o secretário municipal de Obras Púbicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Rosto da Cidade
A Praça 19 de Dezembro é iluminada com postes e luminárias decorativas também em tecnologia LED, de 4.000K, e os primeiros monumentos receberam iluminação cênica a partir da instalação de projetores de piso LED na temperatura de cor de 3.000K. Segundo Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da secretaria, o projeto foi elaborado para criar um contraste e valorizar os painéis artísticos, esculturas e a fonte de umas das praças mais simbólicas para a história do Paraná. A iluminação especial integra as ações do Rosto da Cidade, programa de revitalização da área central. Mais do que realçar a beleza e evidenciar a arquitetura e os marcos importantes da cidade, o programa de iluminação cênica da prefeitura também tem por objetivo apoiar o comércio e o turismo na cidade.
LEIA TAMBÉM:
- “Aquar ELAS”, livro que homenageia escritoras e personagens femininas, tem lançamento virtual nesta quarta-feira
- Cine Passeio exibe com exclusividade o clássico O Poderoso Chefão em alta definição
Neste mês de março, de festejos pelo aniversário da cidade, também vão ganhar nova iluminação cênica a Praça 29 de Março, nas Mercês, com destaque ao mural de Poty Lazzarotto que conta a história da cidade, e o Portal de Santa Felicidade, que retrata elementos das construções típicas do bairro fundado por imigrantes italianos. Igrejas da cidade terão suas arquiteturas valorizadas com nova iluminação, entre elas a Igreja Bom Jesus dos Perdões, em frente à Praça Rui Barbosa, a Igreja São Vicente de Paulo, no São Francisco, a Igreja Ucraniana Nossa Senhora Auxiliadora, nas Mercês, e a Igreja Imaculado Coração de Maria, no Rebouças.
Em dezembro do ano passado foram entregues as novas iluminações das Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Igreja dos Capuchinhos, também no bairro Mercês, e da Igreja Matriz São José e Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: