Da Redação
A Oficina de Música de Curitiba termina neste domingo (10) com um grande show de encerramento, às 20h, no Guairão, da cantora baiana Margareth Menezes e Orquestra À Base de Sopro. Margareth Menezes levará para o palco os sucessos de seus 35 anos de carreira acompanhada da orquestra curitibana, que fará também uma homenagem ao compositor curitibano Lápis, Palminor Rodrigues Ferreira, que estaria completando 80 anos em 2022.
Margareth Menezes é a grande representante do afropop brasileiro, estilo musical urbano com base nas raízes afro-brasileiras. Uma das vozes mais potentes da música nacional, a cantora e compositora tem 35 anos de trajetória artística com marcos recentes importantes: em 2021 foi nomeada como uma das personalidades negras mais influentes do mundo pela Mipad 100, entidade chancelada pela ONU; e em 2020 foi indicada pela quarta vez ao Grammy, a maior premiação de música do mundo, além de ter atuado como protagonista em um seriado de streaming voltado para a população negra e ter sido nomeada embaixadora do Folclore e da Cultura Popular do Brasil pela IOV/Unesco.
Seu último lançamento, o single Terra Afefé, uma parceria com Carlinhos Brown, é uma ode à feminilidade ancestral, uma exaltação ao lugar da mulher na formação da humanidade e um chamado a Iansã, orixá dos ventos e tempestades. O álbum mais recente, “Autêntica”, de 2019, é uma celebração às mulheres e às questões sobre negritude. Foi indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa.
Margareth Menezes é uma das artistas brasileiras mais ouvidas internacionalmente. Em mais de três décadas de trabalho, já são 17 obras lançadas, entre LPs, CDs e DVDs, e 23 turnês internacionais por todos os continentes do mundo.
Sopros brasileiros
A Orquestra À Base de Sopro é especializada em música popular brasileira. Formada em 1998, tem em seu currículo lançamentos fonográficos e artistas convidados, como Nelson Ayres, Joyce Moreno, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, Itiberê Zwarg, Proveta, Roberto Sion, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Léa Freire, Chico Mello, Emílio Santiago, Egberto Gismonti e Maria Rita.
A orquestra tem seis CDs gravados, sendo o primeiro com obras de Waltel Branco, e os demais com Arrigo Barnabé, André Mehmari, Gabriele Mirabassi e Léa Freire. É considerada hoje um dos principais grupos de MPB do país, e vem se aprimorando na pesquisa de novas sonoridades para a música popular brasileira.
SERVIÇO:
39ª Oficina de Música de Curitiba – Show de encerramento Orquestra À Base de Sopro convida Margareth Menezes
Local: Grande Auditório do Teatro Guaíra
Data e horário: 10 de julho (domingo), às 20h
Ingressos a R$ 50 e R$ 25 pelo site www.ticketfacil.com.br
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: