Médico curitibano participa de conferência mundial sobre mudança de voz em Seul

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 11 22 at 15.51.39
Guilherme Catani durante a sua palestra na terceira conferência da Associação Internacional de Cirurgiões de Voz, realizada em Seul. (Foto: redes sociais).

Curitiba é uma das cidades referência em cirurgias de mudança de voz para pessoas trans. A capital paranaense foi a única do Brasil a enviar representante à 3RD Conference of International Association of Transvoice Surgeons (IATVS), realizada em Seul, na Coreia do Sul, nos dias 9 e 10 de novembro. O médico otorrinolaringologista Guilherme Catani foi o único palestrante e participante do Brasil. 
O evento, que reuniu 50 especialistas de 26 países, foi organizado pela Associação Internacional de Cirurgiões de Voz para pessoas Trans (IATVS), criada para melhorar o conhecimento sobre cuidados de voz da comunidade trans e desenvolver técnicas cirúrgicas baseadas em evidências para cirurgia de afirmação de gênero de voz.

“A associação serve como um fórum para cirurgiões experientes e colegas fonoaudiólogos afiliados trocar informações e aumentar a conscientização sobre os cuidados com a voz trans. Estamos comprometidos com uma abordagem de equipe centrada no paciente”, diz Catani. Na palestra que deu na conferência ele falou sobre a cirurgia de masculinização vocal no Brasil e as possibilidades para deixar a voz mais grave. Além disso, também apresentou pesquisas sobre o assunto realizadas em Curitiba.

Recentemente Guilherme Catani publicou um artigo na revista científica “Journal of Voice”, principal veículo mundial sobre voz. O tema do artigo foi a apresentação da maior série mundial de cirurgias para deixar a voz mais grave em homens trans. Ele é autor dos livros “A Otorrinolaringologia no Processo Transexualizador”, A Voz no Processo Transexualizador: Um guia para transição vocal”, “Microcirurgia de Laringe Técnica Cirúrgica em Realidade Aumentada” e “Guia para Readequação Vocal para Pessoas Trans”. Catani operou um famoso youtuber brasileiro que fez a transição de gênero.
 
Graduado pela Universidade Federal do Paraná, em 1996, Guilherme Catani tem mestrado e doutorado em Clínica Cirúrgica também pela UFPR. Atualmente integra o quadro de médicos de sua especialidade do Hospital de Clínicas da UFPR, além de atuar como professor adjunto de Otorrinolaringologia da UFPR, vice-coordenador e professor da Especialização Lato Sensu em Otorrinolaringologia da instituição.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.