Curitiba é uma das cidades referência em cirurgias de mudança de voz para pessoas trans. A capital paranaense foi a única do Brasil a enviar representante à 3RD Conference of International Association of Transvoice Surgeons (IATVS), realizada em Seul, na Coreia do Sul, nos dias 9 e 10 de novembro. O médico otorrinolaringologista Guilherme Catani foi o único palestrante e participante do Brasil.
O evento, que reuniu 50 especialistas de 26 países, foi organizado pela Associação Internacional de Cirurgiões de Voz para pessoas Trans (IATVS), criada para melhorar o conhecimento sobre cuidados de voz da comunidade trans e desenvolver técnicas cirúrgicas baseadas em evidências para cirurgia de afirmação de gênero de voz.
“A associação serve como um fórum para cirurgiões experientes e colegas fonoaudiólogos afiliados trocar informações e aumentar a conscientização sobre os cuidados com a voz trans. Estamos comprometidos com uma abordagem de equipe centrada no paciente”, diz Catani. Na palestra que deu na conferência ele falou sobre a cirurgia de masculinização vocal no Brasil e as possibilidades para deixar a voz mais grave. Além disso, também apresentou pesquisas sobre o assunto realizadas em Curitiba.
Recentemente Guilherme Catani publicou um artigo na revista científica “Journal of Voice”, principal veículo mundial sobre voz. O tema do artigo foi a apresentação da maior série mundial de cirurgias para deixar a voz mais grave em homens trans. Ele é autor dos livros “A Otorrinolaringologia no Processo Transexualizador”, A Voz no Processo Transexualizador: Um guia para transição vocal”, “Microcirurgia de Laringe Técnica Cirúrgica em Realidade Aumentada” e “Guia para Readequação Vocal para Pessoas Trans”. Catani operou um famoso youtuber brasileiro que fez a transição de gênero.
Graduado pela Universidade Federal do Paraná, em 1996, Guilherme Catani tem mestrado e doutorado em Clínica Cirúrgica também pela UFPR. Atualmente integra o quadro de médicos de sua especialidade do Hospital de Clínicas da UFPR, além de atuar como professor adjunto de Otorrinolaringologia da UFPR, vice-coordenador e professor da Especialização Lato Sensu em Otorrinolaringologia da instituição.