Nesta terça (6) e quarta-feira (7) médicos de todo o país são obrigados a participar das Eleições 2024 do Conselho Federal de Medicina, que estão sendo realizadas de forma on-line. Serão eleitos os conselheiros federais, titulares e suplentes para compor o plenário do CFM pelos próximos cinco anos (gestão 2024-2029).
A indicação é que o médico inscrito em mais de um Conselho Regional vote em pelo menos um dos conselhos. Para os médicos com mais de 70 anos, o voto é facultativo. Já os exclusivamente militares estão impedidos de votar. A resolução prevê ainda multa para quem não votar e não apresentar justificativa em até 60 dias após o encerramento do pleito.
Para votar, o médico precisa estar adimplente com seu CRM e com os dados de registro atualizados. Como prevê a legislação, o cargo é honorífico, ou seja, não remunerado.
Cada estado da federação e o Distrito Federal deverão eleger um conselheiro efetivo e um conselheiro federal suplente. Os médicos eleitos cumprirão mandato de cinco anos, de 1º de outubro de 2024 a 1º de outubro de 2029.
Todo o processo eleitoral será normatizado por portaria do CFM e acompanhado por uma empresa de auditoria, contratada pela autarquia, que ficará responsável por atestar, mediante laudo técnico, sua validação.
No Paraná quatro chapas concorrem ao pleito. Para saber quem concorre ao corpo de conselheiros federais pelo estado clique neste link.
Serviço
Eleições Conselho Federal de Medicina 2024
Data: Terça-feira (6) e quarta (7)
Horário: 8h às 20hMais informações sobre as eleições neste link.