Da Redação
Fazer compras no supermercado por meio de um avatar e utilizando Óculos de Realidade Virtual pode parecer cena de filme ou de um futuro distante, mas muitas empresas do setor já estão se preparando para este momento. O assunto estará em pauta na Mercosuper 2022, que ocorre a partir de hoje (5) até quinta-feira (7) no Expotrade, em Pinhais. A abertura será às 15 horas. A feira apresentará as principais tendências, lançamentos e soluções tecnológicas para o varejo supermercadista.
Um estudo recente realizado pelo Instituto Kantar Ibope Media apresentou resultados que apontam que 6% dos brasileiros que usam a Internet, o equivalente a 4,9 milhões de pessoas, já transitam por alguma plataforma de Metaverso. Este número demonstra que já existe um público habilitado, convencido e ativo para esta nova realidade, esperando apenas a disponibilização de uma nova plataforma que unifique serviços, compromissos, experiências e interações.
A primeira palestra magna da feira será com o empreendedor digital Walter Longo, que abordará o tema “Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve”. Segundo ele, o Metaverso é uma nova realidade no espaço virtual que vai alterar nosso modo de viver, consumir, estudar e trabalhar. “Não é a tecnologia que está mudando, ela está apenas permitindo uma mudança social, uma mudança de mentalidade. A grande revolução não é quando adotamos novas tecnologias, mas quando adotamos novos comportamentos e a sociedade está mudando, e não apenas nas cidades grandes”, diz Longo.
Para demonstrar esta efemeridade do consumidor, um dos expositores da Mercosuper, a RP Info, montará um supermercado tecnológico e presenteará os visitantes com um Gift Card SigaCred para conhecerem o espaço HIPELAB e degustar as diversas soluções e novidades tecnológicas reunidas no local. O HIPELAB é um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center, que tem a RP como sponsor e está localizado em Curitiba, no Vale do Pinhão.
O HIPELAB, inclusive, já está na vanguarda do Metaverso ao utilizar tecnologia para criar uma experiência imersiva de compras e de gestão através de aplicações web e óculos VR, possibilitando demonstrações, testes e uma alta visibilidade de marca para o público-alvo.
O presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Carlos Beal, destaca que o setor supermercadista é feito de pessoas e para pessoas, mas que a tecnologia tem sido uma resposta aos anseios do próprio consumidor. “Para o sucesso de um negócio é essencial que os consumidores estejam no centro de todas as tomadas de decisão e é evidente o quanto eles anseiam por rapidez nas entregas, fluidez nas compras e uma interação entre o online e o offline”, afirma.
Após dois anos, a Mercosuper será realizada presencialmente e deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias do evento. Em um espaço 50% maior do que a última edição, em 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarão seus lançamentos, serviços e soluções aos visitantes, que devem superar em 20% ao da feira anterior.
O setor supermercadista brasileiro faturou R$ 554 bilhões em 2020, o que representa 7,5% do PIB, e gerou três milhões de empregos diretos e indiretos. No Paraná, são 4,8 mil
lojas, 240 mil empregos diretos e indiretos e um faturamento de R$ 53 bilhões em 2020.
Palestras magnas
Para a edição deste ano, a Mercosuper selecionou os palestrantes mais atualizados e em alta no mercado para abordar as principais tendências para o varejo. O objetivo é levar conteúdo aos varejistas de todos os tamanhos para que possam ganhar competitividade e acompanhar as mudanças constantes no perfil do consumidor e nas tecnologias. O evento terá cerca de 20 palestras, oficinas e workshops com nomes como Leandro Karnal, Claudemir Oliveira e Samy Dana.
LEIA TAMBÉM:
- Evento sobre bem-estar traz a Curitiba a atriz budista Mayana Neiva, o psicólogo Rossandro Klinjey e a filósofa Lúcia Helena Galvão
- Unimed Curitiba empossa nova diretoria; proctologista Rached Traya foi reeleito para mais quatro anos
Confira a programação:
5 de abril
Walter Longo (13h30)
Empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Tema: “Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve”
6 de abril
Leandro Karnal (13h30)
Doutor em História Social pela USP.
Tema: “Livre-se dos erros! Faça diferente em 2022”
Painel magno
Tema: “O fenômeno dos atacarejos no Brasil”
Belmiro Gomes (CEO Grupo Assaí)
José Koch (CEO Komprão Atacarejo e Super Koch)
Carlos Alberto Tavares (Super CSD)
Everton Muffato (Rede Muffato)
Moderador: Sergio Alvim (CEO e Fundador da SA Varejo)
7 de abril
Claudemir Oliveira (13h30)
PhD, presidente Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University
Tema: “Alcançando o encantamento do cliente através da psicologia positiva”
Samy Dana
Economista, professor e comentarista da rádio Jovem Pan
Tema: “Os riscos de investir no varejo”
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: