Metaverso e o novo consumidor serão destaques da feira Mercosuper que começa nesta terça no Expotrade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Mercosuper 2022 começa nesta terça-feira no Expotrade, em Pinhais. (Imagem: Divulgação)

Fazer compras no supermercado por meio de um avatar e utilizando Óculos de Realidade Virtual pode parecer cena de filme ou de um futuro distante, mas muitas empresas do setor já estão se preparando para este momento. O assunto estará em pauta na Mercosuper 2022, que ocorre a partir de hoje (5) até quinta-feira (7) no Expotrade, em Pinhais. A abertura será às 15 horas. A feira apresentará as principais tendências, lançamentos e soluções tecnológicas para o varejo supermercadista.

Um estudo recente realizado pelo Instituto Kantar Ibope Media apresentou resultados que apontam que 6% dos brasileiros que usam a Internet, o equivalente a 4,9 milhões de pessoas, já transitam por alguma plataforma de Metaverso. Este número demonstra que já existe um público habilitado, convencido e ativo para esta nova realidade, esperando apenas a disponibilização de uma nova plataforma que unifique serviços, compromissos, experiências e interações.

A primeira palestra magna da feira será com o empreendedor digital Walter Longo, que abordará o tema “Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve”. Segundo ele, o Metaverso é uma nova realidade no espaço virtual que vai alterar nosso modo de viver, consumir, estudar e trabalhar. “Não é a tecnologia que está mudando, ela está apenas permitindo uma mudança social, uma mudança de mentalidade. A grande revolução não é quando adotamos novas tecnologias, mas quando adotamos novos comportamentos e a sociedade está mudando, e não apenas nas cidades grandes”, diz Longo.

Para demonstrar esta efemeridade do consumidor, um dos expositores da Mercosuper, a RP Info, montará um supermercado tecnológico e presenteará os visitantes com um Gift Card SigaCred para conhecerem o espaço HIPELAB e degustar as diversas soluções e novidades tecnológicas reunidas no local. O HIPELAB é um instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do HIPE Innovation Center, que tem a RP como sponsor e está localizado em Curitiba, no Vale do Pinhão.

O HIPELAB, inclusive, já está na vanguarda do Metaverso ao utilizar tecnologia para criar uma experiência imersiva de compras e de gestão através de aplicações web e óculos VR, possibilitando demonstrações, testes e uma alta visibilidade de marca para o público-alvo.

O presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Carlos Beal, destaca que o setor supermercadista é feito de pessoas e para pessoas, mas que a tecnologia tem sido uma resposta aos anseios do próprio consumidor. “Para o sucesso de um negócio é essencial que os consumidores estejam no centro de todas as tomadas de decisão e é evidente o quanto eles anseiam por rapidez nas entregas, fluidez nas compras e uma interação entre o online e o offline”, afirma.

Após dois anos, a Mercosuper será realizada presencialmente e deve movimentar a economia do Paraná com a concretização de R$ 600 milhões em negócios durante os três dias do evento. Em um espaço 50% maior do que a última edição, em 2019, mais de 300 marcas expositoras apresentarão seus lançamentos, serviços e soluções aos visitantes, que devem superar em 20% ao da feira anterior.

O setor supermercadista brasileiro faturou R$ 554 bilhões em 2020, o que representa 7,5% do PIB, e gerou três milhões de empregos diretos e indiretos. No Paraná, são 4,8 mil
lojas, 240 mil empregos diretos e indiretos e um faturamento de R$ 53 bilhões em 2020.

Palestras magnas

Para a edição deste ano, a Mercosuper selecionou os palestrantes mais atualizados e em alta no mercado para abordar as principais tendências para o varejo. O objetivo é levar conteúdo aos varejistas de todos os tamanhos para que possam ganhar competitividade e acompanhar as mudanças constantes no perfil do consumidor e nas tecnologias. O evento terá cerca de 20 palestras, oficinas e workshops com nomes como Leandro Karnal, Claudemir Oliveira e Samy Dana.

LEIA TAMBÉM:

Confira a programação:

5 de abril
Walter Longo (13h30)
Empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação.
Tema: “Metaverso – Onde você vai viver e trabalhar em breve”

6 de abril
Leandro Karnal (13h30)
Doutor em História Social pela USP.
Tema: “Livre-se dos erros! Faça diferente em 2022”

Painel magno
Tema: “O fenômeno dos atacarejos no Brasil”
Belmiro Gomes (CEO Grupo Assaí)
José Koch (CEO Komprão Atacarejo e Super Koch)
Carlos Alberto Tavares (Super CSD)
Everton Muffato (Rede Muffato)
Moderador: Sergio Alvim (CEO e Fundador da SA Varejo)

7 de abril
Claudemir Oliveira (13h30)
PhD, presidente Seeds Of Dreams Institute e ex-professor da Disney University
Tema: “Alcançando o encantamento do cliente através da psicologia positiva”

Samy Dana
Economista, professor e comentarista da rádio Jovem Pan
Tema: “Os riscos de investir no varejo”

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.