Ministra Margareth Menezes participa de ‘carnaval fora de época’ em Curitiba nesta quinta-feira e do lançamento do Comitê de Cultura do Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 06 19 at 14.31.43
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o coordenador do Comitê de Cultura do Paraná, João Paulo Mehl, em Brasília. (Foto: Divulgação)

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, chega a Curitiba nesta quinta-feira (20) para participar de um cortejo com artistas paranaenses e também de uma cerimônia na Capela Santa Maria.

O Carnaval fora de época começará na sede do Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná (SATED/PR), a partir das 17h, passará pelo Largo da Ordem, pela Praça de Bolso do Ciclista, pela Santos Andrade e terminará em frente à Capela Santa Maria, no Centro, às 19h.

Entre as atrações já confirmadas, estão os blocos Garibaldis & Sacis, Afropretinhosidade e Boca Negra. Também haverá apresentações de artistas indígenas, trupes circenses, capoeira, hip-hop, fandango e do cantor Plá, conhecido músico de rua da capital.

Uma cerimônia na Capela Santa Maria marcará o lançamento oficial do Comitê de Cultura do Paraná e do Laboratório de Cultura Digital da UFPR. A solenidade será conduzida pela atriz curitibana Nena Inoue, vencedora do Prêmio Shell em 2019. 

 “Estamos organizando uma grande celebração multicultural no Centro Histórico de Curitiba, e isso é simbólico”, diz João Paulo Mehl, coordenador do Comitê de Cultura do Paraná. 

Os Comitês de Cultura foram recentemente instalados em todas as unidades da federação. Eles têm o papel de facilitar o acesso de agentes culturais a verbas de financiamento e demais políticas públicas, ampliando a diversidade da produção artística brasileira. No Paraná, o comitê é liderado pelo Coletivo Soylocoporti, que venceu o edital publicado em meados de 2023.

Já o Laboratório de Cultura Digital da UFPR faz parte do projeto de extensão da universidade e trabalha com metodologias participativas, desenvolve soluções digitais e contribui no desenho de novas políticas públicas para o setor. “Uma de nossas frentes de trabalho é o treinamento de gestores culturais no uso do que chamamos de ‘linguagem simples’ para a escrita de editais, garantindo que eles sejam de fácil entendimento. Isso ajuda a política de cultura a chegar na ponta”, diz a professora Tarcisa Bega, coordenadora do laboratório.

Ainda durante a quinta-feira e também a sexta vai acontecer na Reitoria da UFPR o Seminário Nacional de Cultura Digital, evento que contará com debates sobre o uso pelas redes sociais de algoritmos fechados, soluções tecnológicas para a governança das políticas culturais e até mesmo a busca de respostas para a emergência climática.

Serviço

Lançamento do Comitê de Cultura do Paraná e do Laboratório de Cultura Digital da UFPR

Data: Quinta-feira (20)

Local: Sindicato dos Artistas e Técnicos do Paraná (SATED/PR) – Rua Treze de Maio, 644 – Centro, Curitiba e Capela Santa Maria, Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba 

Seminário Nacional de Cultura Digital

Data: Quinta-feira (20) e Sexta (21)

Local: Reitoria da UFPR – Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, CuritibaA programação completa está disponível neste link.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.