Da Redação
Mais de 200 peças compõem a exposição no MON. (Foto: Divulgação)
No ano em que completa duas décadas, o Museu Oscar Niemeyer (MON) realiza a exposição “Bancos Indígenas do Brasil”, com abertura programada para o dia 23 de junho.
São mais de 200 bancos provenientes de 40 etnias da Amazônia que estarão expostas na sala 6 do museu. Dividida em duas partes, a primeira é dedicada à extensa produção da Terra Indígena do Xingu, localizada no Mato Grosso. A segunda parte reúne os demais povos indígenas de várias partes da Amazônia, localizadas no Acre, Pará, Tocantins, Maranhão, Roraima, Amapá e Amazonas. A mostra conta ainda com um banco de uma etnia de Santa Catarina.
Poty + Bancos Indígenas
Uma incrível coincidência aconteceu com a chegada da grandiosa coleção de Poty Lazzarotto, incorporada oficialmente ao acervo do MON no dia 29 de março, dia do aniversário de Curitiba e data em que seria o aniversário de Poty. Entre milhares de obras, há desenhos de bancos indígenas feitos por Poty, quando passou uma temporada no Xingu na década de 1960. Tais desenhos estarão disponíveis ao visitante num pequeno recorte da mostra, localizada no hall térreo do Museu, próximo à saída de visitantes.
Além disso, uma exposição de longa duração sobre Poty Lazzarotto, a partir das obras doadas ao Museu, será realizada pelo MON na Torre do Olho, com previsão de abertura para o dia 30 de junho.
SERVIÇO:
Exposição “Bancos Indígenas do Brasil”
Museu Oscar Niemeyer – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico,
Abertura: 23 de junho
Mais informações sobre a coleção Bancos Indígenas:
Mais informações sobre a doação Poty Lazzarotto:
https://www.museuoscarniemeyer.org.br/noticias/2022/03/29/PotyLazzarotto
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: