Morreu no início desta sexta-feira(19), aos 91 anos, Luiz Renato Ribas Silva. Advogado formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, ele trabalhou por muitos anos como jornalista, radialista, editor e empresário. Começou a vida profissional com o turfe, como editor de revista especializada no assunto, depois foi narrador de corridas de cavalo pelas rádios Marumby, Guairacá e Colombo. Foi um dos fundadores do Diário do Paraná e organizava todos os anos o jantar dos ex-jornalistas do jornal. Os últimos foram no tradicional Restaurante Imperial, na Rua José Loureiro, no Centro de Curitiba. Luiz Renato foi um dos pioneiros da antiga TV Paraná, canal 6, onde trabalhou como produtor e apresentador, com grande sucesso de audiência na década de 1960. Nesta mesma época lançou a revista Panorama, com grande sucesso editorial. Décadas mais tarde lançou um livro sobre os primeiros anos da televisão paranaense. Também foi o criador do projeto Memórias Paraná, que coletava depoimentos de grandes personalidades do estado.
Muitos lamentaram a morte de Luiz Renato Ribas Silva nas redes sociais. Procurado pelo Grands por Bessa, o ator curitibano Ary Fontoura, amigo pessoal do jornalista, disse: “Ele sempre amou o Paraná. Foi sempre um incentivador permanente das artes, em todos os sentidos. Era uma figura importante do cotidiano cultural da nossa cidade sorriso, com sua atuação constante, principalmente na televisão, desde os seus primórdios até o presente momento. Luiz Renato cumpriu magnificamente sua estada entre nós. Vá com Deus, meu grande amigo”, disse o ator. Amante do cinema, foi proprietário da locadora CineVídeo 1, primeiro na Praça da Espanha e depois na Rua Padre Anchieta, nas Mercês.
Luiz Renato Ribas Silva estava internado no Hospital Vita. O velório será realizado no Cemitério Parque Iguaçu e o sepultamento está marcado para este sábado (20), às 16 horas. Era viúvo de Regina Pinheiro Machado, com quem se casou em 1958, e deixa dois filhos, dois netos e uma bisneta