Morreu nesta segunda-feira (29) em Curitiba o radialista e ex-deputado estadual do Paraná Luiz Carlos Martins, aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital INC desde o começo de julho, onde se recuperava de uma bactéria alojada na válvula mitral, descoberta após um AVC, que sofreu em junho.
Paulista de Bilac, Luiz Carlos Martins fez carreira em Marília, no interior de São Paulo, antes de seguir para Jacarezinho, no norte paranaense, onde cursou Educação Física, enquanto trabalhava na Rádio Educadora Rural, da Igreja Católica, como apresentador de programa e de noticiários. Nesta época trabalhou junto com Reinaldo Bessa, que mais tarde o ajudou a se transferir para Curitiba. Na capital, seu primeiro emprego foi na Rádio Clube Paranaense, em 1977, então dirigida por Carneiro Neto. Após a saída, já consagrado como radialista, transferiu-se para a Rádio Independência, do Grupo Ric, então dirigida por Gilberto Fontoura. Na emissora comandou por anos um programa matinal de grande audiência com o seu nome. Se popularizou nos programas matinais com bordões como “um beijo no seu coração” e “Oi, Oi Gente Querida”. Um dos quadros mais ouvidos do programa era a bênção do papa João Paulo II. Luiz Carlos Martins era católico fervoroso.
A rápida popularidade no rádio o levou para a política. Em 1988 elegeu-se vereador de Curitiba. Exerceu também oito mandatos consecutivos como deputado estadual, sempre com boas votações, deixando o cargo em janeiro de 2023 quando não conseguiu se reeleger. Com a morte de Martins, a Assembleia Legislativa do Paraná decretou luto oficial por três dias.
Em 1999 adquiriu a Rádio Banda B, emissora que se destacou pelas coberturas de esporte, policial e notícias populares colocando-se entre as líderes de audiência do segmento.
O velório será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 8h, no Espaço Ecumênico da Assembleia Legislativa do Paraná. A cerimônia será aberta ao público e vai até às 14h. Às 15h será realizada uma missa de corpo presente na Igreja dos Passarinhos. O sepultamento está previsto para às 16h, no cemitério Parque Iguaçu.