Morre reitor emérito da PUC-PR, Ir. Clemente Ivo Juliatto; instituição decreta luto oficial de três dias e suspende aulas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Morre o reitor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Ir. Clemente Ivo Juliatto; a PUCPR decretou luto oficial de três dias e suspendeu as aulas
Ir. Clemente Ivo Juliatto tinha 82 anos e dedicou 39 deles à Universidade. (Foto: Divulgação / PUCPR)

Morreu neste domingo (29), aos 82 anos, o reitor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ir. Clemente Ivo Juliatto. Ele ocupou o cargo por 16 anos e dedicou 39 anos de sua vida à Universidade.

O velório acontece neste domingo (29), das 19h às 23h, e na segunda-feira (30), das 7h às 9h30, na Paróquia Universitária Jesus Mestre, onde será celebrada também uma missa. O sepultamento será realizado na sequência, no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais.

A PUCPR decretou luto oficial de três dias e as aulas desta segunda-feira (30) foram suspensas para todos os estudantes, de todos os cursos e modalidades.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

2 comentários em “Morre reitor emérito da PUC-PR, Ir. Clemente Ivo Juliatto; instituição decreta luto oficial de três dias e suspende aulas”

  1. Avatar
    Pedro Antônio Bernardi

    CLEMENTE IVO JULIATTO VIVE E MORRE EM PROFUNDA COMUNHÃO COM O CRIADOR E AS CRIATURAS.

    Irmão Clemente Ivo Juliatto, marista, morre aos 81 anos no domingo da celebração da Ascensão de Jesus ao céu e Dia Mundial das Comunicações (*16/agosto/1940 +29/maio/2022). É autor de dezenas de livros. Exerceu o cargo de Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 16 anos, de janeiro de 1998 a dezembro de 2013.

    Pessoa dócil. Modelo de cristão humilde de coração, superação, estudo contínuo, aperfeiçoamento, sabedoria, entendimento, trabalho, organização, imagem e semelhança do Senhor Jesus Mestre.
    Virtuoso, serve, propõe, se dispõe, faz, ama diuturnamente por meio de obras, testemunhos, lições e testamentos.
    Vocacionado, oferta seus dons, talentos, formação, experiências, missão, habilidades desenvolvidas, competências aprimoradas e consciência cívica a serviço do bem comum, da verdade, do Evangelho e da paz universal.
    Perseverante, escuta, interioriza, prega e revive nas atitudes e ações quotidianas os ensinamentos do Verbo Encarnado.
    Ilumina a unidade que engrandece a liberdade e caridade, fortalece a igualdade e fraternidade, fundamenta a esperança e amor divino.
    Alegra, ampara, partilha, consola e vive a vontade de Deus para sempre na luz.
    É santo por seus feitos, práticas, fé e semelhantes propriedades humanas dos eleitos canonizados.
    ————————————————
    ====================================
    Professor Irmão Clemente Ivo Juliatto, religioso da Congregação dos Irmãos Maristas fundada por São Marcelino Champagnat, é brasileiro natural de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil. Cursou duas graduações: Pedagogia e Matemática; especializações em Pensamento Lógico e Linguagem Matemática e Planejamento Universitário; dois Mestrados na Universidade de Columbia, Nova York, Estados Unidos: Educação Superior e Pesquisa Institucional; um doutorado na Universidade de Columbia: Administração Universitária; dois pós-doutorados, na Universidade de Harvard – EUA, e de Londres – Inglaterra.
    Dirigiu e lecionou em todos os níveis escolares, do Ensino Fundamental à Pós-Graduação. Criou e desenvolveu Programas de Ações Sociais, Comunitárias e Ambientais nas áreas de saúde, assessoria jurídica, educação ambiental e cidadania responsável. Foi provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. É membro da Academia Paranaense de Letras.
    =====================================
    Pedro Antônio Bernardi – jornalista, economista e professor. Aluno de Clemente Ivo Juliatto no Curso de Mestrado em Educação – área de concentração Gestão de Instituições de Ensino.

  2. Avatar
    Pedro Antônio Bernardi

    AOS 93 ANOS, HUMILDADE DE RELIGIOSO É DO TAMANHO DE SUA SABEDORIA E SANTIDADE INFINITA.

    A semente colocada no coração e na mente da criança e do jovem vai produzir e multiplicar frutos preciosos no tempo apropriado.

    Educação é uma das atividades que mais requer amor, dedicação, abnegação, idealismo e liderança. Ao celebrar 93 anos, sendo 82 dedicados ao Instituto Marista, Irmão Cláudio Girardi acentua que a educação consubstancia-se no devotamento integral à missão, idealismo, dinamismo, otimismo, equilíbrio em falar e ouvir.

    Girardi nasceu na localidade de Santa Luzia, em Jaraguá do Sul – Santa Catarina, Brasil, em 23 de julho de 1929. É licenciado em Letras, Bacharel em Direito, Teólogo, escritor. Autoridades, educandos, gente humilde do Brasil e de quase uma centena de países onde atuou são unânimes e coincidentes ao descrever o perfil do religioso: extraordinária habilidade estratégica e visão da história e do futuro, afabilidade, competência de articulação e argumentação, capacidade de escuta e convencimento, grandeza de espírito, exímio escritor e tradutor, humildade e modéstia.
    DESAFIA O TEMPO
    Paciente e silenciosamente, Irmão Cláudio desafia o tempo e a idade. Reza e atua sem cessar para servir e fazer da educação a obra que identifica os maristas e o fundador da Congregação São Marcelino Champagnat. Fidelidade, trabalho, oração, evangelização e amor são cinco pilares que qualificam as sementes colocadas e cultivadas diuturnamente em terra fértil pelo educador.
    Por sua máxima perfeição, sublinha: dignidade, cruz, ressurreição, evangelho e amor não aceitam remendos, falsetes e retoques.
    MAIS EDUCAÇÃO
    Com propriedade, aponta horizonte para os 80 países dos cinco continentes onde os maristas possuem obras. As sociedades serão tanto mais fortes quanto mais empenho os governantes dedicarem à esfera educacional o mais breve possível. O educador não é mero transmissor de conhecimentos memorizados, mas é o mestre que mergulha o discípulo na dimensão universal, na abrangência, no eco e na ressonância do apelo para que a humanidade seja cada vez mais digna, pacífica, próspera e fraterna.
    Educação integral alicerça a realização pessoal e a qualificação profissional, o empreendedorismo e o desenvolvimento social, a segurança e o crescimento econômico. São caminhos efetivos para a construção de um amanhã melhor para o Brasil e a humanidade toda.
    ==============================
    ————————————————
    Pedro Antônio Bernardi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.