Os chefs de restaurantes de Curitiba convidados para o Festival ‘Morretes Chefs’, divulgaram os pratos de entrada criados exclusivamente para o evento, que tem como curador o chef Celso Freire. A 4ª edição, que ocorrerá de 12 de outubro a 3 de novembro, contará com opções inéditas que valorizarão os ingredientes regionais.
“Os chefs foram desafiados a criar uma entrada especial, repleta de sabor e história, que abre alas para o grande ídolo da culinária do litoral paranaense, o barreado”, diz Freire. Todas as opções serão servidas em porcelanas Germer, selecionadas exclusivamente para o evento. Ao todo, foram convidados 10 chefs que atuam em Curitiba, todos renomados.
André Pionteke, que está à frente do Kitsune Nipo-Atlântica, criou o “Fish n’ Chips Caiçara”, preparado com peixe empanado e mandioca fritos e servidos com molho de açaí e maionese. A entrada estará disponível no restaurante Casarão, no Centro Histórico da cidade.
Outra opção é “O Ceviche de Banana na Tapioca Suflada”, da chef Claudia Krauspenhar, do restaurante K.sa, disponível no Bistrô da Villa.
O chef Danilo Takigawa, que atua à frente do restaurante Asu, preparou o “Asufish Caiçara”, composto por pão de mandioca, peixe marinado empanado, maionese, tartar de banana da terra, alface americana e ovas de peixe voador, disponível na Casa do Rio.
Já Claudia Dotti, do restaurante Rosa Thai, preparou a “Salada Thai de camarão, com laranja e banana da terra, com molho de capim limão e melado”, que estará disponível no Villa Morretes.
O “Vinagrete de Camarão com Maracujá e Chips de Mandioca” foi a entrada criada pelo chef Eduardo Richard, do Lemí Gastrobar, e ficará disponível no restaurante Nhundiaquara.
Já Fredy Ferreira, do A Caiçara, preparou o “Tartar de Banana da Terra e Manga com Coulis de Maracujá”, oferecido no Ponte Velha.
Hermes Custódio, do Gianttura Ristorante, preparou o “Mantecato de Pupunha in Natura, com Chips de Banana e Crocante de Barreado do Litoral Paranaense”, que poderá ser conferido no Terra Nossa.
A entrada do chef Ivan Lopes é a “Carne de Onça temperada com cachaça e Ceviche de banana da terra, com chips de mandioca e biju de farinha de mandioca do Litoral Paranaense”, disponível no Hakuna Matata.
Lucas Amaral, à frente do Emy by Kazuo, preparou o Hakusai Roll, que consiste em “rolinho de acelga, recheado com blend suíno, cogumelos, cebolinha, pimenta dedo de moça, melado e cachaça de Morretes, servido com vinagre de banana da terra e molho cítrico”. A opção pode ser encontrada no restaurante Olimpo.
O chef Rafael Krieger, do Antonina 336, preparou para o evento uma entrada que consiste em “siri refogado, caldo de moqueca e farofa crocante com farinha de mandioca do litoral paranaense”. Sua criação estará disponível no restaurante Madalozo.
A abertura do Morretes Chef será no sábado, 12 de outubro, e contará com apresentações musicais, que ocorrerão no Coreto da Praça do Imigrante, aulas-show com os chefs participantes, feira de produtores, exposição fotográfica e expedições por áreas agrícolas do município.
Serviço
4º edição do Morretes Chef
Data: De 12 de outubro a 3 de novembro
Confira mais informações do evento neste site.