O Poder de compra feminino tem se destacado no mercado imobiliário. As mulheres têm sido responsáveis por mais da metade das compras de imóveis no país, é isso que aponta uma pesquisa comportamental realizada pela Data Zap+. Nos dados levantados, o público feminino representou 55% das compras de imóveis no país, em 2022. No Paraná, a Construtora Equilíbrio já mapeia esse perfil crescente que, no ano passado, representou 37% das compras dos apartamentos.
Elas consideram emoções como fatores de decisão. “Nós, mulheres, sentimos mais orgulho e admiração ao imaginar que aquele imóvel será o local de uma comemoração em família e uma conquista importante da vida, fazendo com que o sentimento de pertencer ao espaço seja mais um fator decisório na escolha do nova casa”, reflete Anna Paula Araújo, gerente de incorporações da Construtora Equilíbrio.
Ainda de acordo com a pesquisa, os imóveis na planta ou nunca habitados são a procura de 26% das mulheres, e apartamentos são o desejo de 39% das compradoras, principalmente das que moram em capitais. O estudo ainda mostrou que a compra de imóveis em 2022 teve, principalmente, consumidoras na faixa etária dos 39 a 58 anos, representando a geração X.