Neste sábado (27), o Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA) traz ao público a aguardada exibição da obra “Porto de Cabedelo” (1892), primeira visão registrada pelo pintor e escultor Alfredo Andersen (1860-1935) ao chegar ao Brasil. O ato solene de apresentação acontece às 11 horas, no salão In Transit, localizado no segundo andar do espaço cultural.
A doação oficial da obra ao museu aconteceu no início de maio, uma contribuição feita pelo casal de colecionadores Fernando Xavier Ferreira e Beatriz Ferroni Ferreira. Celebrando a exibição, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, diretor do MCAA, destaca o momento histórico para o cenário cultural do Paraná. “Essa doação permite que a tela retorne ao espaço em que foi executada, ao ateliê e casa de Andersen, que hoje abriga o museu dedicado à sua vida e obra, preservando a memória e o legado do artista”, afirma.
Nascido em Kristiansand, na Noruega, e radicado no Paraná, Alfredo Andersen é reconhecido como o “pai da pintura paranaense”. Durante sua jornada do país natal para o Brasil, sua embarcação fez uma parada em Cabedelo, na Paraíba, onde encontrou inspiração para criar a obra “Porto de Cabedelo”.
Identificado por Andersen como uma vista ao local no ano de 1892, o quadro foi pintado algum tempo depois de sua estada lá. Revelando a fusão entre o olhar do artista escandinavo e a natureza do Brasil, a obra é um registro da admiração de Andersen pelas terras brasileiras, antes de fixar sua residência definitiva no Paraná.
Serviço:
Exibição de “Porto de Cabedelo”, obra rara de Alfredo Andersen
Local: Museu Casa Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336)
Data: 27 de maio (sábado)
Horário: 11h
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: