O Centro Cultural Georges Pompidou recebeu uma comitiva de autoridades paranaenses em sua sede na França nesta segunda-feira (06). O encontro serviu para firmar o acordo de trazer uma filial do museu ao Paraná. A unidade do Pompidou será em Foz do Iguaçu, quinto destino mais buscado da América do Sul. A concessionária que administra o aeroporto da cidade, CCR Aeroportos, será responsável por custear o projeto arquitetônico. O espaço será construído próximo ao terminal internacional, que recebe 1.9 milhão de passageiros em média por ano.
A instituição francesa tem um importante acervo de arte moderna na Europa, incluindo nomes como Picasso, Matisse, Kandinsky e Miró. Assim como trabalhos artísticos minimalistas e conceituais que caracterizam o período contemporâneo. Além disso, comporta uma biblioteca, ateliê de escultura, cinema, dança e centro de música.
A reunião contou com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, do presidente do Pompidou Laurent Le Bon, e das diretoras do museu Julie Narbey e Gaëlle de Medeiros. Queremos que esse novo espaço cultural se some à nossa rede de museus, que já conta com o Oscar Niemeyer, e seja um atrativo a mais para a cidade e o Paraná”, disse Ratinho.
Representantes do grupo francês farão uma visita ao local onde a unidade do Pompidou será construída em julho.