O Museu Oscar Niemeyer inaugura, nesta quarta-feira (8), o inédito projeto “MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON”. A mostra faz parte das comemorações dos 20 anos da instituição.
Obras dos artistas Gustavo Utrabo e Mariana Palma ocupam pela primeira vez o icônico espaço de área verde ao lado do MON, chamado de Parcão. A proposta e a curadoria do projeto são de Marc Pottier.
Na área interna do museu, no hall do Pátio das Esculturas, o público pode conferir, simultaneamente, maquetes e desenhos feitos pelo paranaense Utrabo durante o processo de concepção das obras “Semeador” e “Ao Redor de uma Árvore”, que estão do lado de fora do museu.
As fotografias de Mariana Palma na série “Transparências”, apresentadas em um grupo de árvores em frente à entrada do MON, comunicam a sensação do que ela cria em suas telas. Na instalação, o espectador é convidado a participar e se ver em meio às cenas produzidas. Para além das justaposições conseguidas através da composição e da distância entre os tecidos, o público torna-se mais um elemento da obra.
O projeto é um convite para que o público externo – e que, eventualmente, não tenha o hábito de frequentar o MON – perceba e se inspire com a arte e sinta-se instigado a visitar as outras exposições. “Este projeto deverá ser de longa duração, com novas versões previstas”, confirma Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, .
Pottier destaca que a arte no espaço público também permite uma variedade de atividades interativas que nem sempre uma exposição museológica permite. “Ao criar ligações entre os exteriores e as salas expositivas do MON, este novo projeto permite mostrar muitas outras formas de expressão da criatividade artística”, confirma.
Serviço:
“MON sem Paredes – Artistas Conquistam os Jardins do MON”
Gramado do Museu Oscar Niemeyer (Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico)
A partir de 8 de fevereiro (quarta-feira).
www.museuoscarniemeyer.org.br
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: