O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai receber no dia 4 de julho, a partir das 17h, a exposição “German Lorca, Mestre da Fotografia”, com curadoria de Adriana Rede e José Henrique Lorca, filho do fotógrafo.
A mostra percorre a trajetória de Lorca como artista e profissional na fotografia, por mais de 70 anos, conquistando diversas premiações e reconhecimento, no Brasil e no exterior. “German Lorca é simplesmente um dos maiores nomes da fotografia brasileira”, afirma a secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira.
Segundo a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, a mostra leva os visitantes a uma viagem no tempo e no espaço. “São imagens geniais que têm poesia, que tocam e inspiram, que permitem um diálogo silencioso com cada visitante”, diz Juliana.
Dividida em núcleos, a exposição compreende a retrospectiva da obra de Lorca, incluindo os primeiros trabalhos como fotógrafo amador, em 1947. São cerca de 160 fotografias, além de câmeras e outros objetos pessoais.
Os oito núcleos que compõem a exposição são: “Lorca na coleção do MoMA”, “Primeiros tempos: Foto Cine Clube Bandeirante”, “Um olhar livre”, “E fez-se a cor”, “New York e seus personagens”, “A geometria das sombras”, “Sobreposição do tempo” e “O Mago dos Anúncios”.
O brasileiro German Lorca falecido em 2021 vivenciou a fotografia, em suas mais diversas modalidades: de amador a profissional, do analógico ao digital, das câmeras aos smartphones. Sua obra faz parte dos mais importantes acervos do mundo, como o do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e sete de suas fotografias fazem parte da coleção permanente do Museu Oscar Niemeyer.
“Nossa expectativa para esta exposição de Lorca no MON é de que ela será um marco para o Museu por conta da grandeza de sua trajetória, que merece ser vista, revista e conhecida pelo grande público aqui no Paraná”, destaca Luciana.
Serviço
Exposição “German Lorca, Mestre da Fotografia”
Data: Abertura para o público 5 de julho, a partir das 17h
Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba