Museu Oscar Niemeyer realiza a exposição inédita “German Lorca, Mestre da Fotografia”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
exposicao german lorca mon guarda chuvas 1960 credito german lorca divulgacao
Exposição German Lorca no MON – esta obra: Guarda Chuvas 1960. (Foto: German Lorca)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) vai receber no dia 4 de julho, a partir das 17h, a exposição “German Lorca, Mestre da Fotografia”, com curadoria de Adriana Rede e José Henrique Lorca, filho do fotógrafo.

A mostra percorre a trajetória de Lorca como artista e profissional na fotografia, por mais de 70 anos, conquistando diversas premiações e reconhecimento, no Brasil e no exterior. “German Lorca é simplesmente um dos maiores nomes da fotografia brasileira”, afirma a secretária de estado da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira. 

Segundo a diretora-presidente do museu, Juliana Vosnika, a mostra leva os visitantes a uma viagem no tempo e no espaço. “São imagens geniais que têm poesia, que tocam e inspiram, que permitem um diálogo silencioso com cada visitante”, diz Juliana.

Dividida em núcleos, a exposição compreende a retrospectiva da obra de Lorca, incluindo os primeiros trabalhos como fotógrafo amador, em 1947. São cerca de 160 fotografias, além de câmeras e outros objetos pessoais. 

Os oito núcleos que compõem a exposição são: “Lorca na coleção do MoMA”, “Primeiros tempos: Foto Cine Clube Bandeirante”, “Um olhar livre”, “E fez-se a cor”, “New York e seus personagens”, “A geometria das sombras”, “Sobreposição do tempo” e “O Mago dos Anúncios”.

O brasileiro German Lorca falecido em 2021 vivenciou a fotografia, em suas mais diversas modalidades: de amador a profissional, do analógico ao digital, das câmeras aos smartphones. Sua obra faz parte dos mais importantes acervos do mundo, como o do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) e sete de suas fotografias fazem parte da coleção permanente do Museu Oscar Niemeyer.

“Nossa expectativa para esta exposição de Lorca no MON é de que ela será um marco para o Museu por conta da grandeza de sua trajetória, que merece ser vista, revista e conhecida pelo grande público aqui no Paraná”, destaca Luciana.

Serviço

Exposição “German Lorca, Mestre da Fotografia”

Data: Abertura para o público 5 de julho, a partir das 17h 

Local: Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.