Da Redação
No dia do aniversário de Curitiba, 29 de março – e coincidentemente data de nascimento do artista Poty Lazzarotto – o Museu Oscar Niemeyer incorpora a maior coleção já doada à instituição: aproximadamente 4,5 mil obras assinadas por Poty (1924 – 1998).
São mais de 3 mil desenhos e 366 gravuras, além de tapeçarias, entalhes, serigrafias e esculturas, entre outros. A doação, feita pelo irmão do artista, João Lazzarotto, foi recebida pelo governador do Paraná, Ratinho Jr., e passa a pertencer ao estado do Paraná.
“Estamos honrados pela escolha do MON. É um patrimônio de grande riqueza cultural e histórica, que o estado não teria recursos para pagar e que agora poderá ser visto por todos que vierem visitar o museu”, disse o governador.
Emocionado, João Lazzarotto contou estar realizado por atender o desejo do seu irmão. “O Poty dizia que obra de arte é para o público olhar e queria que as suas ficassem aqui. Ele recusou pedidos de levar para Paris e para outros lugares. Curitiba era tudo para ele”, afirmou.
A família explicou que escolheu fazer a doação ao MON por ser um museu com as condições necessárias para abrigar, preservar e expor as obras.
A diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, falou sobre a importância desta coleção, a maior já doada ao Museu, e também comentou o incremento do acervo. “Nos últimos anos passamos de pouco mais de 3 mil chegando hoje a 14 mil obras, já incluída esta doação, o que consolida o papel e a importância do MON no cenário nacional e internacional”, disse.
Exposição
A primeira exposição com parte do acervo do artista deve ser inaugurada em julho e vai ocupar dois andares da torre do Olho. “Vamos começar uma reforma no início de abril que, entre outras coisas, vai incluir um novo elevador para melhorar a acessibilidade da torre. Tudo ficará pronto para abrigar a exposição do Poty”, afirmou a superintendente de Cultura, Luciana Casagrande Pereira. As obras de Poty Lazzarotto também serão levadas para o interior, em mostras itinerantes.
Esta será a segunda exposição de Poty Lazzarotto no museu. Em 2012, o MON apresentou no espaço do Olho a mostra inédita “Poty, de todos nós”, com curadoria de Oswaldo Miranda, o Miran, que reuniu cerca de 800 itens da vasta produção do artista.
LEIA TAMBÉM:
- Sociedade Paranaense de Pediatria comemora 88 anos de fundação com posse de nova diretoria
- Shopping Curitiba amanhece repleto de balões em homenagem ao aniversário da cidade
Acervo
Recentemente, o Museu Oscar Niemeyer foi escolhido por suas condições técnicas, capacidade de gestão e credibilidade da instituição para receber uma doação de quase 3 mil obras de arte asiática. No ano passado, as mesmas credenciais fizeram com que o MON recebesse a generosa doação de aproximadamente 1.700 obras de arte africana.
Juliana Vosnika destaca o diálogo constante que tem sido promovido entre as obras do acervo e as obras apresentadas nas exposições temporárias realizadas pelo MON. “As obras do Poty, além de serem apresentadas numa exposição própria, também estarão presentes numa das exposições mais aguardadas deste ano: a dos bancos indígenas”, disse.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: