Museus municipais e estaduais apresentam programação variada no feriado em Curitiba

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
Uma das mostras em cartaz no MON é “Pintura Vingada”, na qual o alagoano Delson Uchôa apresenta pinturas e objetos de arte com escalas elevadas. (Foto: Kraw Penas)

Uma opção para quem vai ficar Curitiba neste feriado de 21 de abril e aprecia cultura é visitar os museus da cidade. São diversas opções nos espaços municipais e estaduais, a maioria com entrada gratuita.

Entre os museus municipais, o Museu Municipal de Arte (MuMA), no bairro Portão, apresenta a exposição “Imersão”, de Daniel Dach. Com duas videoinstalações, o projeto tem coautoria de pessoas surdas e cegas, além de contar com o apoio do Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Nesta semana, a novidade do espaço é a mostra “Belas 75 – Caminhos da Arte Paranaense”, que celebra os 75 anos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, apresentando uma seleção de obras do acervo da instituição.

No Memorial de Curitiba, no Centro, está em cartaz a exposição “Curitiba, Capital do Paranismo”, e o Memorial Paranista, no Parque São Lourenço, tem a mostra permanente de João Turin.

Entre os espaços estaduais, o Museu Oscar Neimeyer (MON) destaca a mostra “Pintura Vingada”, do alagoano Delson Uchôa, que reúne pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona, e ainda inclui fotografias de autoria do artista.

Outra exposições presentes no MON são: “Carne Viva” – Ambiguidade da Forma”, com 55 obras dos artistas Washington Silvera, Hugo Mendes, Eliane Prolik, Cleverson Salvaro, Cleverson Oliveira, Cíntia Ribas e Carina Weidle; “Jaume Plensa – Invisível e Indizível”; “Afinidades II – Elas!”, que reúne dez artistas brasileiras com a intenção de ser uma celebração da arte feita por mulheres; “Poty, entre Dois Mundos”, com um recorte da maior coleção já doada à instituição, com aproximadamente 4,5 mil obras.

Também em cartaz no MON: “Ásia: a Terra, os Homens, os Deuses”, que traz obras nunca antes expostas, com o objetivo de alcançar públicos ainda maiores e democratizar cada vez mais o acesso ao acervo; “Sou Patrono”, com 78 obras de arte adquiridas nos últimos anos com recursos do patronato pelo MON; “Luz & Espaço”, que tem a proposta de materializar, por meio do design, objetos iluminantes e instalações luminosas, colocando arte e design no mesmo patamar; “MON sem Paredes”, com obras dos artistas Gustavo Utrabo e Mariana Palma.

Museus municipais e estaduais apresentam programação variada de exposições no feriado
No Museu Casa Alfredo Andersen, a mostra “Matéria e Memória” combina elementos da pintura com elementos arquitetônicos. (Foto: Kraw Penas)

No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), a novidade é a mostra “Choro Aqui em Todos os Lugares – Algumas Histórias”, realizada em comemoração ao Dia Nacional do Choro (23 de abril). O público pode conferir também no espaço: “Tridimensionais”, com o acervo de equipamentos audiovisuais; “Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé”, com artefatos tradicionais de religiões de matriz africana; “Acervo Tiomkim”, Com peças do acervo doado pelos herdeiros de Tiomkim, ícone do audiovisual paranaense; além da Sala FotograMe-se, um espaço interativo que incentiva a experimentação fotográfica do local.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), localizado temporariamente nas salas 8 e 9 do MON, a exposições abertas são: “Forjada pelo Tempo”, com obras do Coletivo Duas Marias, de Cascavel, e “Os Significadores do Insignificante”, inédita de Efigênia Rolim e Hélio Leites.

O Museu Casa Alfredo Andersen apresenta: “Pintura + Docência”, que exalta a pintura das professoras-pintoras Dulce Osinski, Juliane Fuganti, Mazé Mendes, Rossana Guimarães e Teca Sandrini, e dos professores-pintores Alfredo Andersen, Fernando Calderari, João Osório Brzezinski, Ricardo Carneiro e Ronald Simon; “Matéria e Memória”, que combina elementos da pintura com elementos arquitetônicos e arte contemporânea; e o “Acervo Andersen”, com uma inestimada coleção do Pai da Pintura Paranaense, contendo, além de pinturas, objetos do pintor e seu ateliê original.

Dentro da programação Abril Indígena, o Museu Paranaense (Mupa) disponibiliza neste sábado (22), às 15h30, uma visita guiada da exposição “Mejtere: Histórias Recontadas”, que foi resultado de um projeto de curadoria compartilhada entre a instituição e indígenas. Para participar da visita gratuita é preciso agendar previamente no Sympla.

O espaço ainda destaca: “Coleção à Brasileira: uma Visita à Colecionadora-Diarista”, de Everton Leite, com um conjunto de diferentes utensílios e objetos domésticos colecionados pela mãe do artista no período em que trabalhou como diarista; “Lange de Morretes: Entre-Paisagens”, com pinturas, desenhos de paisagens e autorretratos do artista; “Ante Ecos e Ocos”, sobre a cultura afro-brasileira; “Nosso Estado: Vento e/em Movimento”, que propõe um mergulho na história de algumas das diversas comunidades que formaram o Estado do Paraná.

Serviço:
Museu Municipal de Arte – MuMA
Portão Cultural – Av. República Argentina, 3.034 – Portão
Das 10h às 19h.

Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
Das 9h às 15h.

Memorial Paranista
Parque São Lourenço – Rua Mateus Leme, 4.700 – São Lourenço
Das 10h às 18h.

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
(41) 3350-4468/3350-4448
Ingressos: R$ 15 e R$ 30

Museu Paranaense (Mupa)
Rua Kellers, 289 – São Francisco
(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)
Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro
(41) 3232-9113

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)
Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco
(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico
(41) 3323-5328/3222-5172

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.