Na Semana Nacional do Trânsito, Greca diz que vai priorizar investimentos que favoreçam pedestre, ciclista e transporte público

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Na Semana Nacional do Trânsito Greca diz que quer priorizar projetos e investimentos que favoreçam pedestre, ciclista e transporte público
O prefeito Rafael Greca destacou o compromisso da gestão com projetos e investimentos que privilegiem o pedestre, o ciclista e o transporte público como protagonistas no trânsito. (Foto: Ricardo Marajó)

Até o próximo domingo (25) é celebrada a Semana Nacional do Trânsito, que acontece em todo o país e tem o objetivo de conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes e mortes. O tema deste ano é “Juntos salvamos vidas”, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). No evento de abertura da Semana em Curitiba, o prefeito Rafael Greca destacou o compromisso da gestão com projetos e investimentos que privilegiem o pedestre, o ciclista e o transporte público como protagonistas no trânsito.

Greca destacou também a redução de 42% no número de mortes no trânsito na última década (2011-2020) e das metas para os próximos anos. “Nós vamos insistir na educação para a vida e para o trânsito. Nosso objetivo é reduzir o número de mortes em até 50% até 2030”, disse o prefeito, que fez referência também ao centenário do ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro, que será celebrado este ano. Ele foi um dos idealizadores do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).

O prefeito falou ainda da criação de um Parque Educacional do Trânsito, em fase de planejamento, que deverá ser implantado no Bosque do Fazendinha. Além de destacar as ações inovadoras de Escola Pública de Trânsito (EPTran), com a produção de materiais e cursos para educação no trânsito inéditos no país.

O diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado, também falou sobre a importância de se pensar no trânsito de forma compartilhada, levando em consideração a engenharia, a educação, a saúde e a gestão de tudo aquilo que acontece no trânsito.

Atividades

Além de fazerem parte do calendário anual, as atividades da semana integram também o Setembro da Mobilidade, um estímulo à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte. Com foco na prevenção de acidentes e diminuição de mortes no trânsito, diversas atividades foram programadas para a semana.

Durante a semana, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) fará abordagens educativas para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres em diversos pontos da cidade.

No Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta quarta-feira (22), o prefeito Rafael Greca apresenta a empresa vencedora do edital de implantação do serviço de bicicletas compartilhadas na cidade. O chamamento público, iniciado em maio, prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estações em Curitiba.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.