No Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, Santa Casa de Curitiba inaugura exposição sobre primeira médica do Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

No Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, Santa Casa de Curitiba inaugura exposição sobre primeira médica do Paraná
Exposição traz documentos, objetos, fotos e depoimentos sobre a trajetória de vida da médica. (Foto: Espaço Cultural Museu da História da Medicina do Paraná)

Nesta terça-feira (18), data em que se comemora o Dia do Médico, a Santa Casa de Curitiba abre exposição em homenagem à Maria Falce de Macedo, primeira médica do Paraná e professora catedrática do Brasil. O trabalho foi idealizado pelo projeto de extensão “Meninas e Mulheres na Ciência”, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o Espaço Cultural Museu da História da Medicina, localizado no hospital.

Maria Falce de Macedo tornou-se um símbolo de emancipação da mulher e de inovação na pesquisa. Por muito tempo, a médica construiu sua história profissional e acadêmica na Santa Casa de Curitiba, onde atuou junto de seu marido, José Pereira de Macedo, e contribuiu na fundação do Laboratório de Análises Clínicas. Assim, o hospital, em parceria com a UFPR, eterniza sua trajetória no acervo do museu.

Na exposição, os visitantes poderão conferir objetos, fotos, documentos e depoimentos sobre a trajetória de vida da médica e pesquisadora, a única mulher da turma de Medicina da UFPR de 1914. A exposição fará parte do acervo do Museu até o dia 23 de maio de 2023, um dia depois do aniversário de 143 anos da Santa Casa de Curitiba. Os interessados podem visitar o Museu mediante agendamento prévio pelo telefone: (41) 3320-3502 ou pelo e-mail: museu@santacasacuritiba.com.br

Também em comemoração ao Dia do Médico, a Santa Casa fará uma confraternização em homenagem ao seu corpo clínico, composto por 370 médicos que atuam em 37 especialidades.

História de Maria Falce de Macedo

Maria Sant’ana Falce nasceu em 15 de janeiro de 1897 em Curitiba. Ela era filha dos imigrantes italianos Philomena Sant’ana e Pedro Falce, donos de uma funerária. O casarão da família Falce ainda existe e fica na esquina da rua Saldanha Marinho com a rua Rosário. Falce teve contato com a morte e as cerimônias fúnebres desde muito cedo, despertando o interesse em estudar o corpo humano.

Em 1911 ela se formou na escola e fez parte do quadro de professores do Jardim de Infância Emília Erichsen. Em 1914, a Universidade Federal do Paraná, fundada apenas dois anos antes, abriu a primeira turma de medicina. Falce, que na época se mudou temporariamente para o Rio de Janeiro, retornou para Curitiba naquele ano para iniciar seus estudos e ganhou especial destaque por ser a única mulher de uma turma.

Em 1915, Falce deu início a uma nova fase da sua vida acadêmica e profissional, tornando-se a acadêmica-auxiliar no projeto de análises da Santa Casa de Curitiba, fundada em 1880. No final de 1919, pouco tempo antes de colar grau, casou-se com seu colega, o médico José Pereira de Macedo, acrescentando ao seu nome o sobrenome do marido. No mesmo ano, Maria Falce tornou-se a primeira mulher a se formar em medicina no Paraná. Na década de 1920, juntamente do marido, fundou o primeiro laboratório de análises clínicas particular do Paraná.

Em 1925, ela assumiu a regência de Farmácia e Química Médica e a direção do laboratório de análises clínicas do Hospital Santa Casa de Curitiba. Em 1928, assumiu o cargo de médica-chefe da seção de bacteriologia, parasitologia e química médica do laboratório de pesquisas e análises do estado. Ainda nesse ano, prestou concurso para a cátedra de química orgânica e biológica na UFPR, obtendo a nota de 9,9 e sendo a primeira mulher a assumir uma cátedra em uma universidade no Brasil. Falce morreu em 24 de abril de 1972, deixando um legado tanto na história da saúde quanto na história da ciência.

No Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira, Santa Casa de Curitiba inaugura exposição sobre primeira médica do Paraná

Museu da História da Medicina

O Espaço Cultural Museu da História da Medicina do Paraná conta com um vasto acervo de 3,5 mil objetos divididos em coleção médica, farmacêutica, sacra e históricas. O museu é fruto de uma parceria da Santa Casa de Curitiba, que cedeu o espaço histórico do hospital, com a Associação Médica do Paraná, que contribuiu com o acervo.

No museu, o visitante pode conhecer toda a trajetória pioneira da medicina no Paraná, indissociável do desenvolvimento de Curitiba. Além dos acervos históricos, o Museu ainda dispõe de novas exposições realizadas nos últimos anos. Em 2020, foi lançada a exposição fotográfica “Vivendo a pandemia em ambiente hospitalar”, que conta com registros fotográficos de como a Santa Casa enfrentou a pandemia da Covid-19. Já em 2021, o acervo do museu passou a contar com a exposição “E o sorriso por trás da máscara?”, uma ação desenvolvida pelo hospital para homenagear todos os colaboradores da saúde que trabalharam durante a pandemia.

SERVIÇO:

Inauguração da Exposição Maria Falce de Macedo
Data: 18 de outubro de 2022 a 23 de maio de 2023
Horário: a partir das 09h30
Local: Salão Nobre da Santa Casa de Curitiba – Praça Rui Barbosa, 694 – Centro

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.