No dia em que completa 96 anos, Dom Pedro Fedalto recebe a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Dom Pedro Fedalto faz 96 anos e recebe a medalha da Ordem da Luz dos Pinhais
Cerimônia de entrega da Ordem da Luz dos Pinhais aconteceu no Seminário Diocesano São José, no Orleans. (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

O arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto, recebeu nesta quinta-feira (11) a Ordem da Luz dos Pinhais. A honraria máxima da capital paranaense foi criada em 2018 para reconhecer quem trabalha pelo desenvolvimento da capital e também pela promoção do bem comum. A entrega da medalha foi feita pelo prefeito Rafael Greca e marcou o aniversário de 96 anos do arcebispo.   

De descendência italiana, dom Pedro Fedalto nasceu no dia 11 de agosto de 1926 na Colônia Antônio Rebouças, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. O religioso foi ordenado sacerdote em 6 de dezembro de 1953 e sua sagração episcopal ocorreu em 28 de agosto de 1966. Foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba de 1966 a 1970 e administrador apostólico diocesano no ano de 1970, após a morte de dom Manuel da Silveira, sendo empossado como arcebispo no dia 28 de fevereiro de 1971.

Dom Pedro Fedalto ficou emocionado com a homenagem. “Se cheguei até aqui foi pela graça de Deus. Alguns torcem para que eu chegue aos 100 anos, mas isso é Ele quem sabe, porque minha vida e todas as coisas que eu fiz são um dom de Deus”, disse.

O arcebispo comemorou o aniversário convidando todos a rezarem o Pai Nosso e a Ave Maria. Relembrou fatos da sua trajetória, como a primeira missa celebrada em 1953, e agradeceu ao mentor, dom Manoel Silveira, que o acolheu ainda quando era estudante no seminário.

180 cartas

O arcebispo de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, entregou a dom Pedro Fedalto uma caixa com 180 cartas de padres parabenizando-o pelo aniversário e pela distinção da medalha. “Muitos desses padres foram ordenados por dom Pedro Fedalto. Eu mesmo fui acolhido por ele quando cheguei a este seminário hoje estou aqui manifestando a ternura ao bom vovô”, disse.

Durante a cerimônia, que aconteceu no Seminário Diocesano São José, no bairro Orleans, os participantes cantaram os hinos de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Curitiba, Ecce Sacerdos Magenus e o Parabéns Pra Você ao homenageado, executados pelos músicos Khae Lucas (organista) e Mel Fernandes (soprano).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.