Um em cada três empreendimentos do Paraná é comandado por mulheres, que driblam as dificuldades e conquistam espaço no concorrido mercado de trabalho dominado pelos homens. O dado é resultado da pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O setor de serviços é o que mais tem mulheres no comando, em 44,2% dos locais pesquisados, Em segundo lugar vem o comércio (18,7%), seguido da indústria (17,1%). Mas o bom ranqueamento não é refletido também no rendimento financeiro, já que o das mulheres é de R$ 2.981,00 enquanto que dos homens ficam em média em R$ 4.051,00.
Mas as mulheres estão mais preocupadas com a formalização do negócio, já que 47,5% possuem CNPJ e metade das donas de negócio (50,07%) são chefes de seus domicílios, mesmo tendo as mulheres um perfil menos empreendedor (32,6%) do que os homens (67,4%), de acordo com a pesquisa.
“Vemos que as empreendedoras enfrentam vários desafios, possuem muitas jornadas diferentes em suas rotinas, seja à frente de um negócio, como mães ou chefes de seus lares, por exemplo”, observa a consultora do Sebrae/PR, Janaina Dib.
Para que as mulheres possam conciliar a vida pessoal e profissional, sem perder o foco empreendedor, elas buscam capacitações e mentorias em projetos como o ‘Sebrae Delas’ que, entre outras coisas, favorece o networking e o acesso a informações sobre como ingressar no mercado empreendedor.
“Ainda promovemos o desenvolvimento de outras frentes, como de competências, comportamentos e habilidades, além da aproximação e do incentivo à criação de uma rede de apoio”, ressalta Janaina.