Da Redação
A pandemia da Covid-19 alterou muitos comportamentos da sociedade, principalmente, no mercado de trabalho. Não muito comum no Brasil antes da pandemia, o trabalho remoto deixou de ser uma tendência do futuro para se firmar ainda mais na economia.
De acordo com um levantamento feito pelo portal vagas.com, a quantidade de vagas oferecidas pelas empresas na modalidade remota, aumentou 309%. Entre as empresas que se adequaram e obtiveram sucesso com a nova realidade está a Construtora e Incorporadora Pride, que contratou mais de 223 pessoas, 102 delas no formato remoto de seleção, admissão e integração. “Tivemos processos seletivos totalmente à distância, muitas pessoas conheceram o espaço físico da empresa algum tempo depois da contratação”, conta a diretora de recursos humanos da empresa, Fabiane Alves Rubino.
LEIA TAMBÉM:
- Saldo de empregos de janeiro a setembro é o maior do Paraná desde 2004
- Dose de reforço estará disponível nesta quarta para idosos vacinados até 15 de abril em Curitiba
A empresa pretende manter o mesmo espaço físico, mesmo com tantas contratações. “O crescimento de colaboradores, foi de 55%, mas como estamos na modalidade híbrida, com uma equipe em casa e outra no escritório, não sentimos a necessidade da ampliação do espaço físico e isso, no final das contas, interfere diretamente nos rendimentos da empresa, sem nenhuma dúvida”, explica Fabiane.
Salão de festas vira coworking
Para atender essa nova realidade, a Construtora e Incorporadora Pride incluiu na maioria dos novos empreendimentos o espaço do coworking. “Estamos otimizando as áreas comuns e revendo as funcionalidades desses espaços e em todos os nossos empreendimentos os ambientes possuem multifunções, sendo: período diurno para utilização como coworking e noturno cumpre a função de espaços para convivência e interação. Esse é o novo momento das edificações e estamos atentos a essa tendência”, explica Joilson Tuzi, diretor de projetos da marca.
Para o psicólogo credenciado da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Ênio Ricardo Macedo Vilhena, essa divisão de espaços é muito importante para a manutenção da saúde mental daqueles que estão em trabalho remoto. “Ter um espaço separado da casa pode ser uma forma de espairecer, caminhar e separar a vida do trabalho, contribuindo em partes, para o alívio de possíveis tensões do dia-a-dia e auxiliando no bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho”, destacou o profissional.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: