O colunista Raphael Zanette mostra as opções de enoturismo e gastronomia na Rioja, região da Espanha famosa pelas bodegas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
O colunista Raphael Zanette mostra as opções de enoturismo e gastronomia na Rioja, região da Espanha famosa pelas bodegas
Terroir na região de Rioja. (Foto: Acervo Pessoal)

Uma boa porta de entrada para o passeio na Rioja é chegar por Bilbao, a bela cidade no norte da Espanha, a verdadeira capital do País Basco, conhecida, entre outras coisas, pelo incrível Museu Guggenheim.

De Bilbao, meio fora de mão, mas só a 1 hora de estrada, está a fantástica San Sebastian, uma das cidades onde melhor se come em toda a Espanha, talvez no mundo. Por lá pode-se escolher entre restaurantes estrelados, como Arzak e Mugarritz, ou fazer como fiz no ultimo mês, um almoço em um restaurante familiar, o Saltxipi, com o melhor peixe na brasa que já comi, e à noite um roteiro a pé por algumas das melhores tapas da cidade. As mais inesquecíveis foram o foie gras, as bochechas de boi e as orelhas de porco do La Cuchara de San Telmo e, a poucos metros de distância, o papo de bacalhau, as anchovas e os pimentões recheados de caranguejo do Gandarias. Não esqueça de acompanhar com o vibrante e fresco vinho branco local Txakoli, feito com a uva local Hondarrabi Zuri.

Feita essa escala para a “gula”, seguimos para o coração da Rioja, Logroño, uma cidade que une o moderno ao histórico. A partir da capital da Rioja pode-se organizar as visitas nas Bodegas nos arredores, algumas imperdíveis; Tondonia, La Rioja Alta, Roda, Muga e, especialmente, a Bodegas Vivanco, não tanto pela bodega mas pelo fantástico museu criado pela família dos proprietários. Lá pode-se encontrar desde Picasso, Miró, todo um andar que retrata a história do vinho e do vinho na Rioja e uma fantástica coleção de abridores com mais de 3000 unidades.

O colunista Raphael Zanette mostra as opções de enoturismo e gastronomia na Rioja, região da Espanha famosa pelas bodegas
Bodegas Vivanco, nos arredores de Rioja, tem museu criado pela família dos proprietários. (Foto: Acervo Pessoal)

Depois das visitas, final do dia, o grande programa é andar pelas ruas Laurel e San Juan e provar tapas de bar em bar, opções não faltarão. São mais de 600 por toda a cidade, a maior concentração por habitante de toda a Espanha.  

Vinhos da Rioja para tomar no Brasil: Exopto, produtor boutique com os vinhos mais impressionantes que provei, Bodegas Lan, clássicos com excelente preço x qualidade, Artadi, Cune, Murrieta, entre tantos outros.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.