Nos dias 25 e 26 de maio, a Capela Santa Maria recebe “O Grande Circo Místico – 40 Anos”, espetáculo que comemora a quatro décadas da obra. Com uma nova formação musical, o trabalho faz uma releitura da criação original, realçando a beleza da letra e da música na voz de 13 intérpretes, com arranjos vocais e instrumentais criados especialmente para a montagem. Os ingressos já estão à venda no Zet.
Composta especialmente por Chico Buarque e Edu Lobo para o Balé Teatro Guaíra, em 1982, “O Grande Circo Místico” estreou no dia 17 de março de 1983, no Guairão. A obra conta a história de uma dinastia circense. Tudo começa em uma corte europeia, na qual o médico da Imperatriz Tereza, antes de morrer, transfere seu diploma e ofício ao filho, Frederico Knieps. Este, avesso às funções de seu pai, foge para uma nova aventura e conhece Agnes, codinome Beatriz. E juntos, iniciam a dinastia do Circo Knieps.
A inspiração veio do poema surrealista de Jorge de Lima, “O Grande Circo Místico”, escrito em 1938, e publicado no livro “A Túnica Inconsútil”, com roteiro para o balé de Naum Alves de Souza e coreografias de Carlos Trincheiras. A trilha sonora original, com arranjos de Edu Lobo e Chiquinho de Moraes, é considerada uma das mais importantes e potentes da música brasileira, e ganhou as vozes de artistas como Milton Nascimento, Zizi Possi, Gilberto Gil, Simone, Tim Maia, Jane Duboc, Gal Costa, além dos próprios Chico e Edu.
Com a obra coreográfica, o Balé Teatro Guaíra foi elevado para o patamar das companhias de dança mais importantes do país. O espetáculo fez turnês pelo Brasil, com um público de mais de 200 mil espectadores.
Na releitura que será apresentada na Capela Santa Maria, a trajetória do circo é contada por meio das músicas icônicas da MPB interpretadas por um coral composto por cantores profissionais, acompanhados de um quarteto musical, formado por piano, teclado, baixo e bateria.
“’O Grande Circo Místico’ está intimamente ligado à memória afetiva do curitibano, que lotou todas as suas apresentações ao longo dos anos. Faremos um espetáculo de música, com abertura de vozes, a fim de proporcionar uma experiência sensorial única, além de perpetuar uma obra clássica da nossa arte”, ressalta Rodrigo Fornos, diretor e produtor do espetáculo.
Serviço:
O Grande Circo Místico – 40 Anos
Local: Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas: 25 e 26 de maio, sempre às 20h30
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)
Vendas: Zet
Classificação indicativa: livre
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: