Da Redação
A democracia foi o tema central de um evento realizado pela OAB-PR nesta quinta-feira (11), data em que se comemorou o Dia do Advogado. A cerimônia reuniu advogados, diretores e conselheiros da seccional e foi conduzida pela presidente Marilena Winter.
Ela relembrou em seu discurso que Curitiba foi a sede da 7ª Conferência Nacional dos Advogados, em 1978, em que a advocacia reinvindicou pela volta das liberdades suprimidas pela ditatura militar. “Convocada a trilhar mais uma vez os caminhos rumo à defesa da democracia, da cidadania e das instituições, a OAB Paraná se faz presente. Assim, honra sua história e manifesta integral apoio à defesa das instituições democráticas, da Constituição, das garantias fundamentais e das liberdades”, disse.
O ex-presidente da OAB-PR também presente no evento foi convidado a discursar em nome da advocacia paranaense. “A democracia sempre está em risco, necessitando ser cultivada dia a dia para que não venha a ser subestimada ou substituída”, alertou Glomb, que presidiu a entidade de 2010 a 2012 e no ano passado teve sua atuação em defesa da advocacia e da sociedade reconhecida com a outorga da medalha Vieira Netto, honraria máxima da OAB-PR. Glomb liderou em 2010, ao lado da RPC TV e da Gazeta do Povo, o movimento “O Paraná que Queremos”, pela ética no Legislativo paranaense, após a série de reportagens “Diários Secretos” que mostrou desvios milionários na Assembleia Legislativa do Paraná.
O evento contou ainda com depoimento em vídeo do veterano advogado Eduardo Rocha Virmond, que presidia a OAB Paraná à época da 7ª Conferência, e com mensagem do advogado, jornalista e publicitário Ernani Buchmann, ex-presidente da Academia Paranaense de Letras. Buchmann relembrou a campanha produzida no início dos anos 1990 pela agência Exclam, então dirigida por ele, em prol das eleições diretas. O inesquecível bordão expressava o maior desejo da nação: “Eu quero votar pra presidente”.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: