Obras de restauração do Teatro Paiol provocam indignação do arquiteto responsável pela primeira reciclagem do local

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Intervenção no Teatro Paiol provoca indignação do arquiteto responsável pela primeira obra de reciclagem do local
Teatro Paiol antes da intervenção das obras de restauração. (Foto: Internet)

O reconhecido arquiteto Abrão Assad, responsável pela primeira obra de reciclagem do Teatro Paiol realizada em 1971, divulgou uma carta (leia íntegra da carta abaixo) em que critica as recentes intervenções feitas no Teatro Paiol. A restauração do espaço faz parte das comemorações dos 50 anos do teatro, porém a “técnica” utilizada no telhado desagradou o arquiteto. “A empresa responsável pintou as telhas e a parede e isso é uma tragédia. Esse envelopamento que fizeram não é a cara do Paiol”, disse o arquiteto em entrevista ao Portal.

Assad se ressente de não ter sido chamado a fazer parte do atual processo de restauração do espaço. “Sou o autor do projeto”, enfatizou. Além disso, ele conta que ficou sabendo tanto da restauração quanto do serviço que foi feito por acaso. “Fui convidado a participar de uma live realizada pelos alunos da Universidade Tecnológica que criticavam a intervenção feita no teatro. A partir daí resolvi questionar a postura da prefeitura e convoquei o IPPUC e a Fundação Cultural para procurarmos uma solução”, contou.

Segundo o arquiteto, na próxima segunda-feira (19) será realizada uma reunião entre ele e representantes dos dois órgãos com o objetivo de encontrar uma solução adequada e “remediar a tragédia”. “O que fizeram não foi uma restauração e sim uma reforma equivocada. Teremos que retirar a tinta até chegar próximo à patina original. Esta será uma tentativa de recuperar e manter o que só o tempo proporcionou ao Paiol”, lamentou.

Prefeitura

De acordo com Assad, a prefeitura admite a falha e diz que vai procurar reverter a situação. Até o momento, a prefeitura de Curitiba não havia se posicionado oficialmente.

Íntegra da carta de Abrão Assad

Intervenção no Teatro Paiol provoca indignação do arquiteto responsável pela primeira obra de reciclagem do local

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.